Início Histórias Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo

Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo

São 3 exemplares que se destacam pela sua idade, sendo contemporâneos de Jesus Cristo. Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo.

5135
COMPARTILHE
Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo
Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo

Três árvores portuguesas entre as mais antigas do mundo

É nas Montanhas Brancas, na Califórnia, Estados Unidos da América, que vive a árvore mais antiga do mundo, um pinheiro da espécie “pinus”, com atualmente 5067 anos de idade. A localização exata do pinheiro é mantida em segredo pelo Serviço Florestal dos EUA, para evitar atos de vandalismo.

Além da “pinus longaeva”, a lista das árvores mais antigas do planeta conta também com um cipreste-da-patagónia encontrado no Chile, com 3627 anos, e uma figueira-dos-pagodes de 2222 anos, descoberta no Sri Lanka.

Em Portugal, de acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, existem exemplares das mais diversas espécies, destacando-se três oliveiras com idades compreendidas entre os 2000 e os 3500 anos. A árvore portuguesa mais antiga está situada em Cascalhos e tem 3350 anos.

Oliveira com 2.450 anos é a 3ª árvore mais antiga em Portugal

Oliveira com 2450 anos está em Reguengos de Monsaraz

Uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acaba de datar uma das oliveiras presentes no recinto do Hotel Horta da Moura, em Reguengos de Monsaraz.

Através de um método científico inovador desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa Oliveiras Milenares, os especialistas chegaram à conclusão que esta tem 2.450 anos.

 «A oliveira de Monsaraz, cujo tronco precisa de sete homens para o abraçar, recebeu a certidão de idade num ato público decorrido na aldeia típica, localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz», refere o comunicado de imprensa emitido na ocasião.

(cont.)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here