Será desta?

0
668

Marcelo Rebelo de Sousa deixa um desafio de uma nova era na abertura do mandato e no primeiro Conselho de Estado convida o Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para apresentar uma exposição sobre a situação económica e financeira europeia.No encontro estará também o Governador do Banco de Portugal. É um sinal de compromisso, que abre o debate sobre a estratégia de crescimento de Portugal, que começa assim, de forma ampla, pragmática e com os argumentos que Draghi dará a um caminho que terá que ser de investimento e de verdadeiro crescimento.

A ação do BCE e agora este Conselho de Estado alargado, deixam adivinhar uma outra posição de Portugal na Europa, muito mais ativa, sem apenas reagir aos números, aplicando mais da receita de sempre, com os resultados previsíveis. Há outros sinais que indicam uma nova aliança neste outro caminho, com Itália a ter um papel reforçado e pequenos estados a somarem mais contributos à discussão.

Será que a Europa está a perceber que tem mesmo que mudar? Será que o que está a acontecer no Reino Unido, com o não no referendo a ser uma real possibilidade, já começa a fazer mudar a agulha?

O velho continente está cheio de velhos problemas, que ignora, esperando uma resolução com o tempo. Draghi tem sido o senhor da estratégia do investimento, com dinheiro barato e um verdadeiro desenvolvimento de todos os estados.

Vamos ver o que sai deste encontro em Lisboa e que força ganha o Governo de António Costa para influenciar mais esta mudança em Bruxelas. Marcelo coloca-se no centro do debate, e assume também que há outro caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here