Santana (Madeira)

É um dos maiores símbolos do arquipélago da Madeira. Santana e as suas famosas casas típicas fazem parte do roteiro obrigatório para quem visita a Madeira.

0
643
Santana

Santana é actualmente um local onde se pode desfrutar da natureza e cultura em simultâneo. As magníficas paisagens verdejantes dos Parques das Queimadas e do Pico das Pedras, a Reserva Marinha da Rocha do Navio, o Pico Ruivo, juntamente com as Casas Típicas de Santana são os grandes atractivos da localidade.

Santana
Santana

As casas típicas de Santana são a maior imagem de marca da Região, sendo divulgadas em inúmeros cartazes turísticos promocionais em todo o mundo. Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e colmo.

Santana
Santana

A utilização destes materiais, nomeadamente a madeira, deve-se à sua abundância e, por na época estes serem de fácil aquisição e pouco dispendiosos. O cultivo de cereais, como o trigo e o centeio, para além de proporcionar sustento à população, através da produção de farinha, permitia o aproveitamento da palha (colmo) para a cobertura das habitações.

Santana
Santana

Desta forma, podemos concluir que estas casas eram, sobretudo, as habitações de pessoas humildes, normalmente agricultores, que não tinham posses para adquirir materiais considerados mais nobres.

Santana
Santana

Em tempos, este tipo de construção era o mais usual em toda a ilha. Apesar de a cobertura ser feita apenas com materiais naturais, a sua acentuada inclinação faz com que as águas das chuvas escorram e não se infiltrem, garantindo assim, a sua impermeabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here