Início Histórias Sabe como se faz o vinho do Porto?

Sabe como se faz o vinho do Porto?

É a bebida embaixadora de Portugal e tem séculos de história. Vamos explicar-lhe como se faz, quantos tipos de vinho há e porque duram tantos anos.

1383
COMPARTILHE

_

Onde e como posso consumir vinho do Porto?

Habitualmente, o vinho do Porto é servido no final da refeição, em forma de aperitivo e na companhia de queijos gordos. Ainda que a sugestão não pareça de todo pouco atrativa, nos últimos tempos têm surgido propostas diferentes de fazer o queixo cair (ou tombar ligeiramente). Uma rápida pesquisa pela internet permite ficar a par de compotas, chás e biscoitos à base de ou com vinho do Porto. Há até um gin nacional — de nome Nao— que depois de destilado em terras de Sua Majestade estagia três meses em barricas de vinho do Porto.

A pedido dos novos tempos e tendências — e também como forma de fazer chegar o vinho do Porto a consumidores de uma faixa etária mais jovem — há casas e bares que optam por fazer cocktails onde a estrela é, muito a propósito, o vinho fortificado que, não raras vezes, assume o papel de embaixador de Portugal. Exemplo disso são as receitas que se seguem:

Cocktail Pink Spicy (Gran Cruz)

Esprema um gomo de laranja no copo; corte uma malagueta ao meio e passe-a por metade da borda do copo; encha o copo de gelo e coloque a malagueta no seu interior; adicione 12 cl de Porto Cruz Pink e, por fim, dê uma volta e meia ao copo com a colher de bar e decore com um ramo de hortelã e um gomo de laranja.

Ferreira Caipi Porto

Insira 4 gomos de lima e 2 cl de xarope de açúcar (ou 2 colheres de açúcar em pó) num copo pequeno; macere os ingredientes e adicione 6 cl de Porto Ferreira Branco e gelo picado. No final, mexa com a colher de bar.

Sandeman Imperial Reserve on the rocks

Construa diretamente num copo baixo com gelo e adicione 6 cl de Sandeman Porto Imperial Reserve. No final, decore com uma rodela de laranja.

Autora: Ana Cristina Marques
_

1
2
3
4
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here