Rota dos Túneis

Entre Portugal e Espanha, de Barca D'Alva a Fregeneda, fica um dos mais fantásticos percursos pedestres portugueses: a Rota dos Túneis.

0
2528
Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Nos confins da Beira Alta, junto à fronteira espanhola, uma velha linha de comboio jaz no fundo dos vales, esquecida e desgastada pela passagem do tempo. Hoje é conhecida pela Rota dos Túneis. Esta velha linha, onde outrora passavam os comboios que ligavam Porto a Paris, está hoje abandonada. Desde 1985 que aqui não passam comboios. O troço foi construído no final do século XIX, compreende vinte túneis e dez pontes, constituindo uma formidável obra de engenharia.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

O percurso entre a estação espanhola de la Fregeneda e a estação portuguesa de Barca d’Alva, numa extensão de 17km, é conhecido por Ruta de los Túneles e constitui um interessante percurso pedestre, conhecido como a Rota dos Túneis.

Já em território português, é possível continuar ao longo do Rio Douro até ao Pocinho, que actualmente representa o términus da circulação ferroviária da Linha do Douro. Desde 1985 que os comboios deixaram de passar por aqui. O troço foi construído no final do século XIX, compreende 20 túneis e 13 pontes, constituindo uma formidável obra de engenharia.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Da estação de La Fregeneda, e guiados pelos carris agora oxidados, demos inicio a esta magnífica aventura. Passado poucos minutos do inicio, entrámos no túnel nº 1 com uma extensão aproximada de 1.5 km e com um traçado em linha recta, este é o mais extenso de todos os túneis. A ponte “Morgado” com os seus 21 metros de extensão e mais de 20 metros de altura, localiza-se entre os túneis nº 2 e nº 3. No túnel nº 3, existem milhares de morcegos, isto devido a este túnel ser todo ele em curva, o que o torna completamente escuro.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Entre os túneis nº 4 e nº 5 encontra-se a magnífica ponte de “Poyo Rubio”, com os seus 133 metros de comprimento e cerca de 25 metros de altura, aonde já faltam inclusive muitos metros dos passadiços de madeira que ladeiam a ponte, o que torna algo perigosa a sua travessia.

Após uma apertada curva no final do túnel nº 6 surge ao quilómetro 7,5 a ponte curva de “Poyo Valiente”, com os seus 45 metros de extensão e mais de 20 metros de altura. As vistas sobre o rio Águeda, que separa os dois países ibéricos, são fantásticas.

Rota dos Túneis
Rota dos Túneis

Percorremos um total de 20 túneis até chegarmos à ponte Internacional do Douro com os seus 185 metros de comprimento, e que nos conduz à povoação portuguesa de Barca d’ Alva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here