Início Lugares Destinos Quintandona (Penafiel)

Quintandona (Penafiel)

É um dos melhores exemplos de recuperação de aldeias abandonadas. No concelho de Penafiel, fica a aldeia de Quintandona, um encanto para quem a visita.

1028
Quintandona
Quintandona

A aldeia de Quintandona, integrada na freguesia de Lagares, concelho de Penafiel, apresenta grandes potencialidades de desenvolvimento turístico, já que se trata de uma aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitectura singulares, situada próximo dos grandes centros urbanos. Na verdade, Quintandona, com as suas construções em pedra de lousa e de xisto, e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, quando “descobertas” pelas gentes urbanas das proximidades, conduzirão a uma grande procura turística.

Quintandona
Quintandona

Como se disse, as casas são todas em xisto, tal como o solo, o que se constitui um elemento diferenciador, pois no concelho de Penafiel a rocha mais abundante é o granito. Na aldeia existe ainda uma capela com mais de 200 anos e uma associação – Os ComoDEantes – que aprofundou aqui as suas raízes, dinamizando o teatro. Quanto à paisagem rural de Quintandona, ela evidencia que as populações locais vivem da agricultura, sendo de destacar o caminho que vai desde a aldeia até ao Monte da Pegadinha, um miradouro natural de toda a zona.

Quintandona
Quintandona

A gastronomia de Quintandona é muito variada: é de apreciar o presunto e os enchidos de porco, o cabrito assado e o arroz de forno, para além das sobremesas de pão podre, tortas de Penafiel, leite-creme, bolinhos de amor e tortas de S. Martinho. Todos os anos, no terceiro fim-de-semana de Setembro, realiza-se a Festa do Caldo, festa típica onde se servem caldos tradicionais da aldeia e onde se tenta recriar em pleno século XXI um espaço e tempo próprios das décadas de 1950 e 1960, nas quais o caldo era a base da população rural portuguesa.

Quintandona
Quintandona

O acesso a Quintandona faz-se pela saída 10 da A4, virar à direita para Parada (EN 319), seguir 4,2 km e virar à esquerda (direcção a Sobreira), e seguir mais 3,8 km e virar à direita.

Partilhar

[indeed-social-media sm_list=’fb,tw,goo,pt’ sm_template=’ism_template_3′ sm_list_align=’horizontal’ sm_display_counts=’true’ sm_display_full_name=’true’ box_align=’center’ print_total_shares=1 tc_position=’after’ display_tc_label=1 display_tc_sublabel=1 tc_theme=’light’ ]

Mais artigos

Mais recentes

Redes Sociais

62,876FãsCurtir
94SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.