Início Tradições Qual é a melhor sardinha, a do Sul ou a do Norte?

Qual é a melhor sardinha, a do Sul ou a do Norte?

Qual é a melhor sardinha? Quando está no ponto? A sardinha está em risco? Conheça as respostas a estas e outras questões sobre a sardinha portuguesa.

1156
COMPARTILHE
Qual é a melhor sardinha, a do Sul ou a do Norte?
Qual é a melhor sardinha, a do Sul ou a do Norte?

Qual é a melhor sardinha, a do Sul ou a do Norte?

Não queremos armar zaragatas nem ferir sensibilidades, mas o que se pode dizer sobre a matéria é que o tamanho conta alguma coisa. E aqui a regra é que quanto maior, pior. Uma sardinha muito grande pode ter gordura em excesso, tão enjoativa, que pode não se conseguir comer mais do que duas ou três.

Como de costume, os pescadores são a melhor referência. Quem comer com eles verá que nem tocam nas sardinhas grandes. Preferem – na linguagem de Sesimbra – as ‘meio-peixe’, que é uma sardinha de tamanho logo a seguir a uma petinga.

E faz sentido porque uma sardinha ‘meio-peixe’ pinga na mesma no pão, mas não tem escamas duras nem aquelas espinhas rijas que por vezes pregam partidas. As meio-peixe deixam-se comer mais facilmente.

Porque será que a sardinha do sul é mais pequena do que a do norte?

A sardinha capturada no Algarve é mais pequena do que aquela capturada no Atlântico mais a norte porque as águas quentes do Sul são mais pobres em alimento para a sardinha (plâncton e fitoplâncton).

A Norte, com mais frio, há mais alimento nas águas. Daí que a sardinha cresça mais.

A Norte – 12 a 14 sardinhas por quilo.
A Sul – 18 a 20 sardinhas por quilo.

Se estiver farto de sardinhas grelhadas, que outras soluções existem para as apreciar?

Albardadas. É um petisco e tanto. Marinam-se os filetes em limão, passam-se por um polme e fritam-se. Receitas na internet não faltam.

Mais difícil é fazer filetes das sardinhas, visto que o peixe é muito frágil. Mas uma cadeia de supermercados que agora anda na boca de toda a gente costuma vender os filetes já limpinhos.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here