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Independentemente do nome, ela constitui um ex-líbris da cidade e está incluída na zona classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.
A obra foi adjudicada em 21 de Novembro de 1881 à empresa Société Willebreck, de Bruxelas, de que era administrador Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, e autor do projeto da nova ponte.
As obras começaram nesse mesmo ano e desenrolaram-se até 1887.
Em 26 de Maio de 1886 foram realizados os primeiros testes à ponte, sujeitando-a a cargas de 2 mil kg por metro linear de viga.
Em 30 Outubro de 1886 terminam os trabalhos de construção do arco e do tabuleiro superior._
E a 31 Outubro de 1886 inaugura-se o tabuleiro superior da ponte.
Em 1887 dá-se a inauguração do tabuleiro inferior, com o que ficam concluídas as obras de construção da nova ponte.
Foi uma ponte com portagem instituída, um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de Novembro de 1886 e que só deixariam de ser cobradas a 1 de Janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois.
O arco de ferro icónico da Ponte D. Luís I é considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Quando foi inaugurada, a ponte pesava 3.045 toneladas.
Foi inicialmente iluminada por 40 candeeiros de gás, 24 no tabuleiro superior, 8 no inferior e 8 nos encontros.
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