Início Histórias Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque...

Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso

O túmulo de Nossa Senhora e a Revolução dos Escravos. Conheça as perguntas e comentários dos turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso.

17819
COMPARTILHE

_

Capítulo II: Os erros geográficos

Rio Tejo

Para Joana, os erros históricos são “previsíveis”. O que a guia de turismo não compreende é as confusões que existem em relação à geografia portuguesa. “Muitos turistas veem o rio Tejo e perguntam se do outro lado fica Tenerife, Marrocos ou a Madeira. Não percebem muito bem onde estão, acham que o rio é o mar. Acham muito estranho que do outro lado ainda seja Portugal.”

A guia de turismo confessa que lhe faz “um bocado de confusão” que os turistas venham “para um país e não saibam onde fica”. Muitos deles viajam até Portugal sem qualquer “referência” ou “imagem”.

“Vêm para cá completamente às escuras”, admite. A guia lembrou a história de uma turista de Taiwan, que viajou até Portugal na companhia do marido, que vinha participar numa conferência sobre medicina. Aos amigos que lhe perguntaram o que ia ver em Portugal, a mulher respondeu simplesmente “não sei, depois conto-vos quando voltar”.

Arquipélago da Madeira

Como é que vamos para a Madeira? Vamos de autocarro?”, perguntou uma vez um turista a Joana.

Ana diz que é muito recorrente perguntarem-lhe se Almada é África. Para evitar a pergunta, a guia, mal chega à beira do Tejo, apressa-se a explicar que do outro lado não fica Marrocos, mas sim Portugal. Existe “um grande desconhecimento em relação ao mundo em geral e à geografia”, admite.

Marta lembra-se de um condutor italiano que, apesar de já ter estado em Lisboa, lhe perguntou se do outro lado da ponte ficava a Madeira. “Em termos de geografia, não têm mesmo noção”, disse a guia. Um grupo de italianos interrogou-a uma vez sobre a moeda usada em Portugal.

Rio Tejo

Este é o rio Vasco da Gama?”, interrogou um turista em Lisboa.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here