Início Histórias Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque...

Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso

O túmulo de Nossa Senhora e a Revolução dos Escravos. Conheça as perguntas e comentários dos turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso.

17819
COMPARTILHE

_

Antonio de Oliveira Salazar

Este é o rei D. Carlos, que foi assassinado em 1908″, explicou Joana durante uma visita guiada em Lisboa. “Foi o Salazar que o matou?”, perguntou um turista curioso.

Marta (nome fictício), guia de turismo desde 2008, diz que já ouviu tantos disparates que já lhe “entram por um ouvido e saem por outro”. “É muito habitual”, disse, “confundem as histórias todas”.

Apesar dos erros históricos, Marta acredita que as maiores confusões surgem quando se fala de religião. “Se forem católicos percebem mais ou menos, mas se não forem têm alguma dificuldade em perceber”.

Santuário da Nossa Senhora da Nazaré

Durante uma visita guiada ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, um grupo de turistas perguntou-lhe de que “senhora é que estava a falar” porque já não se conseguiam lembrar.

A guia, que já lhes tinha falado de Fátima e de outras revelações marianas em Portugal, tinha acabado de lhes contar a história da aparição de Nossa Senhora a D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do castelo de Porto de Mós, na Nazaré.

Santuário de Fátima

Mas, no que diz respeito à religião, a pergunta mais frequente é feita durante as visitas ao Santuário de Fátima. Marta já não consegue contar o número de vezes que lhe perguntaram pelo túmulo da Nossa Senhora de Fátima. Ana e Joana também já tiveram de responder à mesma pergunta — vezes e vezes sem conta.

Nossa Senhora de Fátima

Aqui estão o Francisco e a Jacinta”, os pastorinhos de Fátima, explicou Joana durante uma visita ao santuário. “E onde é que está o túmulo da Nossa Senhora de Fátima?”, perguntou um dos turistas.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here