Parque Terra Nostra (São Miguel)

É considerado um dos mais belos e românticos jardins do mundo. Nas Furnas, ilha de São Miguel, Açores, fica o maravilhoso Parque Terra Nostra.

0
1799
Parque Terra Nostra

Em 2007, foi considerado um dos 12 jardins mais bonitos do Mundo. Criado no seio de uma cratera adormecida, o secular Parque Terra Nostra é um exemplar notável dos jardins clássicos ingleses do séc. XIX e um testemunho de Thomas Hickling na paisagem das lagoas de S. Miguel. Este jardim botânico bicentenário exibe a maior colecção de cycas da Europa e a rara avenida das ginkgo biloba é a sua imagem de marca.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

O bicentenário Parque Terra Nostra localiza-se no místico Vale das Furnas, uma das freguesias mais elevadas de São Miguel, onde as montanhas circundantes chegam a atingir 290 metros de altitude. O Jardim Botânico é ladeado pelas paredes de uma cratera vulcânica, pinceladas em várias tonalidades de verde, extinta há muito.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

Construído ao estilo de natureza livre característico do paisagismo inglês do séc. XIX, o jardim romântico alberga espécies centenárias, muitas raras e em vias de extinção, originárias dos cinco continentes. As alamedas exóticas e sombrias, as paisagens vulcânicas, os canais encimados por pontes cobertas de musgo e trepadeiras, e as suas árvores seculares de rara riqueza e diversidade botânica, valeram-lhe a entrada directa no ranking dos 12 jardins mais belos do Mundo, atribuído pela revista de viagens concierge.com, da Conde Nast, em 2007.

Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra

A mais recente espécie do Parque Terra Nostra é uma autêntica relíquia: um pinheiro Wollemi (Wollemia nobilis), muito raro e em risco de extinção. Este exemplar da família das araucárias é o primeiro a ser introduzido no arquipélago e foi oferecido pelo Jardim Botânico da Universidade de Beja em Janeiro de 2008. Uma dádiva que enriquece o parque e visa promover a conservação da espécie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here