Início Histórias Os Melungos: uma tribo descendente de portugueses?

Os Melungos: uma tribo descendente de portugueses?

Esta tribo norte-americana parece apresentar algumas provas sobre uma origem portuguesa. Conheça um pouco mais sobre os Melungos. (com vídeo)

15518
COMPARTILHE
Os Melungos: uma tribo descendente de portugueses?
Os Melungos: uma tribo descendente de portugueses?

_

Melungos & Portugueses – Primeiros Pioneiros na Formação da América – (1ª parte)

Melungos & Portugueses – Primeiros Pioneiros na Formação da América – (2ª parte)

Melungos & Portugueses – Primeiros Pioneiros na Formação da América – (3ª parte)

Os Melungos: uma tribo descendente de portugueses?

É nos Estados Unidos, mais concretamente nas montanhas dos Apalaches, que habita o misterioso povo dos Melungos. Há mais de 300 anos que esta tribo se auto-intitula… de “portugee” (portugas).

Melungos

Os Melungos apresentam vários traços físicos que combinam uma mistura de origens diferentes: índia, negra, árabe e o branca.

Suspeita-se que esta tribo estivesse instalada nos Montes Apalaches ainda antes de se concretizar o domínio inglês na América. Porém, também existem alguns relatos de que estão instalados ali desde o século XVII.

Manuel Mira

Radicado nos Estados Unidos há vários anos, o investigador amador Manuel Mira é um interessado estudioso por este povo. Em declarações ao “Livro dos Porquês”, revelou que as suas investigações tiveram início graças a uma expressão curiosa de uma docente: ” (…) Uma professora, Barbara MacRae, ao saber que era português, a primeira coisa que me disse foi ‘então você conhece os Melungos’ “.

Sneedville

A partir daí procurou saber realmente se a ligação daquele misterioso povo com Portugal era verdadeira. O primeiro passo foi conhecer Sneedville, uma das localidades onde os Melungos viveram após a vida dificultada nas montanhas.

Manuel Mira afirma ao “Livro dos Porquês” que “eles estavam com medo que eu fosse jornalista. Os que lá foram antes trataram-nos como pessoas pobres e incultas”.

Melungos

Porém, seria numa conversa tida com o escriturário da Câmara Municipal, Scott Collins (também ele Melungo), que obteve dados curiosos: “Disse-me que as lendas rezavam que os Melungos eram os descendentes dos náufragos de um navio português que afundara na época das Descobertas”, refere Manuel Mira.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here