Início Lugares Destinos Os Gigantes da Ilha de Páscoa

Os Gigantes da Ilha de Páscoa

Há séculos que os cientistas se interrogam sobre o processo e o motivo a que obedeceu a ereção destas imensas esculturas de pedra na Ilha de Páscoa.

277
COMPARTILHE

Povo de orelhas longas

Algumas das estátuas encontravam-se a uma distância da cratera de quase 20km, e até à atualidade os especialistas não esclareceram ainda qual a forma utilizada pelos habitantes da ilha para transportarem os monumentos e colocá-los nas suas bases.

Foi refutada a hipótese de utilização de troncos, pois as experiências demonstraram que o solo da ilha de Páscoa não podia suportar árvores com as dimensões requeridas para a prossecução de tal objetivo.

Outra possibilidade considerada foi a da utilização de cordas de trepadeira que puxassem as estátuas, teoria também abandonada quando se provou que cordas desta natureza não poderiam suportar a tensão resultante da tração de 30t.

Vestígios de antigas aldeias indicam que a ilha de Páscoa teve outrora uma população de 2000 a 5.000 indivíduos. Os desenhos descobertos permitem deduzir que os seus habitantes se encontravam provavelmente divididos em 2 classes.

Os homens de orelhas longas representados nas estátuas seriam possivelmente os dirigentes, que usavam pesos para alongar os lóbulos, enquanto os de orelhas curtas constituíam provavelmente a classe subordinada.

Também os incas do período anterior à conquista do Peru usavam pesos semelhantes nas orelhas. Não obstante, os habitantes atuais da ilha apresentam maiores afinidades com os Polinésios do que com os povos da América do Sul.

A chave vital que permitiria talvez desvendar os mistérios da ilha de Páscoa foi provavelmente destruída no final do século XIX por um traficante de escravos peruano que capturou 1000 nativos, entre os quais o último rei e feiticeiro da ilha.

Ignora-se exatamente o que aconteceu a todos esses homens cativos. Possivelmente alguns regressaram trazendo consigo doenças que mataram o resto da população. Com a extinção dos indígenas, desapareceu provavelmente, também, a possibilidade de se saber como conseguiu um povo da Idade da Pedra criar um exército de monólitos.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here