Início Pessoas Origem e significado do apelido Santos

Origem e significado do apelido Santos

Calcula-se em milhões os descendentes desta família em todo o mundo. Descubra a origem e significado da família Santos.

7387
Família Santos
Família Santos

O sobrenome Santos vem do latim sanctorum, que significa dos santos, o sobrenome é uma referência ao dia de todos os santos e por isso existe uma variação do nome em todos os países europeus de predominância católica. Segundo a tradição medieval era costume levar o nome do santo que é celebrado no dia do nascimento, daí o surgimento do nome Santos, sendo um tipo de abreviação para todos os santos.

Existem variações do sobrenome em Portugal, dentre elas as mais comuns são: Santeiro, Santo e Santero. O apelido Santos é mais antigo que o Reino de Portugal, e já era usado nos reinos medievais católicos da Península Ibérica. Alguns acreditam que as primeiras famílias a usar nome Santos como sobrenome em Portugal eram de imigrantes espanhóis vindos da Andaluzia.

É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita–se que há uma certa associação do sobrenome em relação à nobreza e à igreja católica. Então e por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.