Início Pessoas Origem e significado do apelido Ferreira

Origem e significado do apelido Ferreira

É o 3º nome de família mais comum entre os portugueses e os seus descendentes. Descubra a origem e significado do apelido Ferreira.

4913
COMPARTILHE
Família Ferreira
Família Ferreira

O apelido Ferreira é de origem ibérica, mas existem os apelidos Ferrara ou Ferrari na Itália que surgiram pela mesma força ideológica que criou o nome Ferreira, provavelmente uma referência à profissão de ferreiro, muito importante na Idade Média, já que o desenvolvimento de um país durante a Baixa Idade Média até a Idade Moderna era ditado pela capacidade de produzir os mais diversos tipos de ferramentas agrícolas, o que poderia facilitar e aumentar a produção nacional, também cabia aos ferreiros a produção de armamentos e quase todos os derivados da matéria prima metálica.

O nome Ferreira pode ter sido usado como sobrenome primeiramente na Espanha, na forma de Herrera ou Herreira, onde havia regiões com o mesmo nome, o que determinava que ali houvesse ou houve uma família ferreira, ou seja, que trabalhava ou estava ligada ao ofício de ferreiro. O sobrenome pode ter chegado a Portugal por meio de imigrantes espanhóis.

Fernando Alvares Ferreira seria o patriarca da família Ferreira portuguesa, este teria chegado a Portugal no reinado de D. Sancho I, vindo de Castela e era descendente dos condes de Astúrias de Santilhana, o apelido teria sido tomado de uma vila chamada Herrera em Leão.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Lembro-me de quando estive em Portugal pela primeira vez em 1966, para conhecer parentes, e a minha origem.
    Minha família residia na Beira Litoral na hoje Vila de Maceda, conselho de Ovar onde está localizada a base da Nato inaugurada em 66 ocasião em que lá me encontrava. Em visita a um lugar chamado Cana de Senhorim onde havia uma fábrica de carbureto na então Beira Alta, hoje Beira Interior, meu pai foi me mostrar a casa construída pelos seu avô que era Tanoeiro (fabricante de barris de vinho (ou vasilhame) como chamavam em Maceda. Na porta dupla de ferro da entrada de carros de boi e outros veículos, vi que na chapa da parte baixa do portão estavam presas 5 letras em ferro. Era o nome do meu bisavô ANTÓNIO DA MOTA PEREIRA TANOEIRO. Causou-me espécie o nome tanoeiro que eu sabia o que era! Meu pai então explicou que normalmente os industriais acrecetavam no fim do nome completo (com os apelidos)
    , o nome de sua profissão. Muitos anos depois pesquisando a respeito percebi a origem de muitos sobrenomes portugueses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here