Início Cultura Língua Portuguesa Onde se fala português mais correctamente?

Onde se fala português mais correctamente?

A questão será sempre difícil de responder. Há quem fale em Coimbra e Lisboa. Mas será mesmo assim? E no Brasil, onde se fala português mais correctamente?

3979
COMPARTILHE
Camões
Camões

Qual a região do país onde se falar melhor português? Foi sempre uma pergunta com uma resposta difícil ou, muitas vezes, com várias respostas igualmente válidas. Há quem refira Lisboa e Coimbra como sendo as regiões onde se fala português mais correctamente. Mas será mesmo assim?

Vários especialistas defendem que a faixa que vai desde a Figueira da Foz, passa por Coimbra e continua até à Guarda é um bom exemplo de uma região onde se fala português. Curiosamente, essa faixa coincide com o lado Espanhol onde se fala melhor Castelhano, que passa por Salamanca e vai até Toledo.

Mas o português falado nesta região também tem os seus defeitos. O uso exagerado do “você” em vez do “tu” é o mais evidente. Dizer “vocês são” em vez de “vós sois” é uma deturpação do português correcto. Por isso, no que concerne ao uso dos termos verbais, talvez o mais correcto seja apontar para o Minho e Trás-os-Montes, onde o uso do “vós” em vez do “vocês” é generalizado. No entanto, nestas regiões, nota-se a troca dos “v” pelos “b”, entre outras particularidades, o que faz com que também não sejam um exemplo ideal de onde se fala um bom português.

E em Lisboa?

Em Lisboa a troca de sujeitos e de tempos verbais é ainda mais gritante. Dizer “a gente vamos” ou “a gente somos” em vez de “nós vamos” ou “nós somos” é um exemplo perfeito do uso de um péssimo português, já para não falar de alguns detalhes do sotaque, como dizer “treuze” em vez de “treze” ou “quaise” em vez de “quase”.

No caso do Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, o sotaque é carregado e muito peculiar. Mesmo assim, em termos gramaticais e no uso dos tempos verbais, são regiões com um nível de bom português superior a Lisboa, por exemplo.

Sendo assim… afinal onde se fala o português mais correcto? A resposta poderá ser: em nenhum lado. Ou talvez: na zona de Coimbra mas com algumas falhas que poderiam ser corrigidas usando certos detalhes do português falado mais a norte.

E no Brasil?

Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”. A denominação decorre do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros a partir do romantismo. Surgiu, assim, a imagem do Maranhão como o estado que fala o melhor português do país.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here