Início Pessoas O que é Portugal? 10 palavras que definem um país indefinível

O que é Portugal? 10 palavras que definem um país indefinível

O que é Portugal? E como são os portugueses? Descubra 10 palavras que definem um país indefinível, diferente de todos os outros.

6984
COMPARTILHE
10 palavras
Portugal

O que é Portugal? 10 palavras que definem um país indefinível

O que é, afinal, Portugal? Como definir um país que não se parece com nenhum outro do planeta? Como definir os portugueses, que conseguem ser latinos com temperamento nórdico, mediterrâneos mas virados para o Atlântico? Portugal: 10 palavras que definem um país indefinível.

RESISTÊNCIA

Mapa de Portugal
Mapa de Portugal

O país com as fronteiras mais antigas da Europa e o primeiro a adotar a sua língua local como língua oficial tem sobrevivido contra todas as probabilidades a nove séculos de batalhas, guerras, terramotos, revoluções, e à criação e perda do primeiro império global do mundo.

UNIVERSAL

Descobrimentos
Descobrimentos

Com uma costa tão convidativa, Portugal nunca se conformou com os limites das suas fronteiras. Tendo sido o primeiro país europeu em grande parte da Ásia, de África e das Américas fez com que Portugal plantasse um pouco da sua cultura em todos os cantos do mundo. O resultado é o mais vasto Património Mundial da UNESCO espalhado pelo mundo por qualquer país. Existem fortes, igrejas e outros monumentos portugueses em locais inesperados, como China, Irão, Marrocos, Índia, Malásia, Quénia …

TEMPO

Lagos
Lagos

Fazer tempo e viver o presente é o que torna Portugal tão sedutor. Ficando uns dias no Alentejo ou até mesmo em Lisboa começa-se a sentir os ponteiros do relógio a passar mais lentamente, convencendo a aproveitar o momento. Tempo é o tesouro de Portugal.

INDIVIDUALIDADE

Monsaraz
Monsaraz

É mediterrânico mas encontra-se virado para o Atlântico, é ibérico mas não é espanhol, é europeu mas concentra-se mais no mar, é latino mas com um temperamento reservado mais típico dos nórdicos. É um país cheio de alma com uma rara individualidade, com consciência das suas características únicas, e com tesouros pouco conhecidos que o tornam tão enigmático e magnético.

DESCOBERTAS

Descobrimentos
Descobrimentos

Portugal foi, há cinco séculos, o pioneiro dos descobrimentos e da exploração marítima, dando “novos mundos ao mundo”, mas o país continua a ser uma terra de descobertas.

_

1
2
COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente reflexão/ensaio!
    Só uma pequena crítica à noção de interior/interioridade. Reduzir o conceito à mera dimensão geográfica parece-me curto: Desde logo, porque devido ao relevo acidentado, há muitas zonas do país onde apesar das vias de comunicação, o acesso é difícil e demorado e de facto custa tempo chegar a lá. Esta característica explica muitas das paisagens diversificadas, os diversos microclimas e as diferenças subtis de sotaque às vezes de dentro de uma mesma região relativamente pequena. Nesse sentido, interioridade pode significar singularidade e isolamento. São questões que quem planeia e gere deveria ter em conta. Queremos ter interior, mas não queremos empurrar o interior para a desertificação ou o isolamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here