Início Tradições O melhor pão do mundo

O melhor pão do mundo

Portugal tem o melhor pão do mundo e é presença constante na vida e cultura. Já Amália cantava: numa casa Portuguesa fica bem Pão e Vinho sobre a mesa.

9125
O melhor pão do mundo
O melhor pão do mundo

O melhor pão do mundo

Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo. Portugal é um país onde o Pão é uma presença constante na vida e cultura. Já Amália cantava: numa casa Portuguesa fica bem Pão e Vinho sobre a mesa.

É ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche, ao jantar e até à ceia! Os portugueses têm um fraquinho por pão e não passam uma refeição sem saborear uma boa fatia, seja torrada com manteiga logo pela manhã, para acompanhar uma refeição ou até como sobremesa!

Em Portugal, a tradição de comer pão perde-se no tempo e é um dos alimentos que está na base da alimentação portuguesa. Feito à base de três cereais – milho, centeio e trigo – é diferente de região para região tanto na forma, como na cor, no gosto ou na textura do miolo, sendo usado em pratos tradicionais ou até em doces.

Em Portugal existem mais de cem variedades de pão. Conheça algumas delas:

Pão alentejano

O melhor pão do mundo
Pão alentejano – O melhor pão do mundo

De grandes dimensões e miolo compacto é bastante usado em pratos de açordas, ensopados e migas à alentejana, além de doces como fatias douradas.

Pão de centeio

O melhor pão do mundo
Pão de centeio – O melhor pão do mundo

Neste tipo de pão, de cor mais escura, a farinha de trigo é substituída por farinha de centeio e é um pão rico em fibras.

Pão de milho ou Broa de Milho

O melhor pão do mundo
Broa de milho – O melhor pão do mundo

Pão de mistura de tom amarelado, cujo fabrico é feito à base de farinha de milho. O miolo é denso e macio, sendo muito apreciado como entrada, acompanhado com um bom queijo.

Pão de Mafra

O melhor pão do mundo
Pão de Mafra – O melhor pão do mundo

Com vários formatos – redondo, comprido ou em bolas – este pão de farinha de trigo e centeio, feito com elevada quantidade de água, é bastante apreciado pelo miolo macio e crosta rija.

Diz-se que é descendente do pão saloio, produzido nos arredores de Lisboa (zona saloia) e que remonta ao século XIX. Nessa altura, quando se demorava um dia da zona saloia a Lisboa, a crosta resistente ajudava a conservar o miolo.

Papo-seco ou carcaça

O melhor pão do mundo
Papo-seco – O melhor pão do mundo

Pequeno pão de farinha de trigo e uma presença quase obrigatória ao pequeno-almoço ou ao lanche, acompanhado com fiambre e queijo, na versão sandes mista.

(cont.)

4 COMENTÁRIOS

  1. Tudo muito delicioso, meu pai mesmo não passa um Natal sem rabanda. Mas não conseguii identificar a fonte da pesquisa que elegeu o pão português como o melhor do mundo, conforme escrito na chamada da matéria. Tenho certeza de que é mesmo, sem dúvida, mas seria bom colocar a fonte da pesquisa né.

  2. Paulo Dantas, não teve pesquisa. “Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo”. Cada um puxando a brasa pra sua sardinha; só isto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.