Início Histórias O Navio Escola Sagres faz hoje 80 anos

O Navio Escola Sagres faz hoje 80 anos

É o navio mais bonito do mundo e é português. Falamos do Navio Escola Sagres que faz hoje 80 anos. Descubra a sua história.

338
COMPARTILHE
O Navio Escola Sagres faz hoje 80 anos
O Navio Escola Sagres faz hoje 80 anos

O Navio Escola Sagres faz hoje 80 anos

Além de ex-libris da Marinha Portuguesa, o NRP SAGRES é, sobretudo, um símbo​​​lo nacional, que há 80 an​​​​​os leva a bandeira de Portugal ao mundo.

VELEIROS

Navio Escola Sagres

A missão fundamental dos veleiros é proporcionar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às novas gerações. Tem ainda como missão primária, a representação da Marinha e do País em apoio direto à ação diplomática do Estado.

Portugal tem mantido a tradição da utilização de grandes veleiros como Navios-escola e Navios de Treino de Mar para complemento da formação teórica ministrada pela Escola Naval, aos futuros oficiais da Armada, e o contacto com a vida do mar à sociedade civil.

NRP SAGRES

Navio Escola Sagres

O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de “Albert Leo Schlageter”. Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã.

Navio Escola Sagres
Navio Escola Sagres

Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.

BRASÃO DE ARMAS

Brasão de Armas
Brasão de Armas

A Cruz de Cristo (vermelho) foi utilizada nas velas (branco) dos navios portugueses a partir do século XV. Era o símbolo da Ordem Militar de Cristo, da qual o Infante D. Henrique foi “regente e governador”, desde 1420. Este facto constituiu um importante suporte económico e tornou possível o início da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses. O ramo de carrasqueira (ouro) era o símbolo pessoal do Infante e exprime a tenacidade, a rusticidade e o desapego pelos bens materiais e honras fáceis.

O astrolábio náutico (ouro), embora ainda não utilizado durante a vida do Infante, representa a ciência e a instrução da arte de navegar que permitiu aos pilotos portugueses demandarem novos portos, novos continentes e novas ilhas.

O fundo azul, onde se encontram inscritos os motivos a ouro acima referidos, representa o “mar oceano” que, legado de Portugal, une e deixou de separar.

PATRONO

Infante D. Henrique

O Infante D. Henrique, figura de proa do NRP Sagres, terceiro filho de D. João I, foi o grande impulsionador dos descobrimentos portugueses. No início da expansão portuguesa em África, participou ao lado de seu pai na conquista de Ceuta, em 1415. Durante o período em que o Infante viveu, Portugal consolida a sua opção atlântica, já patente aquando da aliança com Inglaterra, estabelecida em 1373.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here