Início Pessoas O mistério do nascimento de Camões

O mistério do nascimento de Camões

A vida do maior poeta português continua envolta em muitas dúvidas por esclarecer. Uma dessas dúvidas é o local onde Camões teria nascido.

1596
COMPARTILHE
Luís de Camões
Luís de Camões

O mistério do nascimento de Camões

Lisboa

Pouco se sabe sobre as origens de um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Esse desconhecimento faz com que, por exemplo, existam 4 localidades a reclamar o seu nascimento. Há quem diga que pela sua erudição e educação, Camões apenas poderia ter nascido em Lisboa ou em Coimbra, locais que eram os centros culturais da época em Portugal.

Coimbra

Outra localidade que reclama a sua origem é Constância. Mas o certo é que, muito provavelmente, Camões terá nascido em Chaves, de onde era originária a sua família paterna.

Constância

Terá vivido em Chaves durante alguns anos da sua infância e daí terá partido para outros locais. Terá passado por Constância, Coimbra e Lisboa. E o resto… é pura história…. travou-se por amores e desamores e escreveu o mais famoso livro Português, os Lusíadas, que retratam a epopeia dos Descobrimentos Marítimos Portugueses.

Chaves

Apesar disso, Camões terá falecido na miséria, no dia 10 de Junho de 1580.

10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Mais tarde, o povo português prestou-lhe o devido valor e instaurou o 10 de Junho, dia da sua morte, como dia de Portugal.
_

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here