Início Histórias O Mistério do Colosso de Pedralva

O Mistério do Colosso de Pedralva

Tem quase três metros de altura e foi adquirida por Martins Sarmento em 1892. Estátua colossal, constituída por três peças de granito, continua um mistério.

774
COMPARTILHE

_

Coloso de Pedralva – ©Francisco Javier Torres Goberna

Após esse encontro das minhas diferentes partes, fui adquirido pelo grande investigador de Guimarães que me queria levar para a Citânia de Briteiros mas não houve forma de me transportarem para lá. Ali estive até que na primeira metade do século XX me conseguiram transportar para o Museu da Sociedade Martins Sarmento no centro da cidade. Que bem fiquei junto ao antigo claustro gótico do Convento de S. Domingos rodeado por outros “colegas”, também eles com elevado interesse histórico e arqueológico.

Colosso de Pedralva – ©Pedra Formosa

Recordo-me muitas vezes das expressões admiradas dos visitantes quando se deparavam frente a mim, intrigados com o meu tamanho e rudeza. E muito gostaria que as minhas memórias terminassem aqui, infelizmente assim não acontece. Onde estão os herdeiros culturais de Sarmento que não sabem dignificar o seu património?

Retiraram-me do claustro para me colocarem no meio de uma arborizada avenida mas com imenso tráfego automóvel pois é uma entrada da cidade, tendo como vizinhança um grande centro comercial onde circulam, suponho, milhares de pessoas diariamente.

E sou completamente ignorado por esses transeuntes, e quem visita o museu já não se pode admirar comigo, e nem uma pequena placa indicando o nome pelo qual vós me chamais! Pois agora sinto que em lugar de provocar o espanto pelos mistérios do passado humano, apenas sirvo para algum comentário jocoso sobre “arte urbana”.

Se o meu rosto tivesse bem marcada uma boca estaria sempre a gritar: tirem-me daqui!

Autor: José Antunes Dir. do Centro da Nova Acrópole Porto

Assim foi encontrado, o Colosso de Pedralva

Monte dos Picos, Chã do Ferruja
Monte dos Picos, Chã do Ferruja
Monte dos Picos, Chã do Ferruja

A sua atual localização

Podemos contemplar esta misteriosa e polémica escultura, chamada Colosso de Pedralva, no jardim da Alameda Dr. Mariano Felgueiras, em pleno centro da cidade de Guimarães, Património da Humanidade.
_

1
2
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here