Início Histórias O milagre do sal nas salinas de Rio Maior

O milagre do sal nas salinas de Rio Maior

Nas Salinas de Rio Maior há sal sem mar. As Salinas de Rio Maior são as únicas salinas de interior em Portugal e valem bem a pena uma visita.

3018
COMPARTILHE
O milagre do sal nas salinas de Rio Maior
O milagre do sal nas salinas de Rio Maior

_

Vídeo de: Fly On

O milagre do sal nas salinas de Rio Maior

Salinas Rio Maior

Quando em 1177 Pêro e Aragão e sua mulher Sancha Soares vendem uma parte das Salinas de Rio Maior à Ordem do Templo, facto confirmado através de documento que é a mais antiga prova documental da existência daquele equipamento, estavam longe de imaginar que marcavam de forma efetiva a história daquele recanto extraordinário de Portugal.

Salinas Rio Maior

Apesar desta referência, no Século XII as Salinas de Rio Maior já deveriam ser uma exploração antiga. De facto, quer pela sua estrutura funcional, quer pelas técnicas utilizadas para a captação da água e seu posterior tratamento, tudo indica que as mesmas já existiam pelo menos durante o período de ocupação Árabe da Península Ibérica (Século VIII – Século XII), sendo aceitável que até já existissem em épocas anteriores.

Salinas Rio Maior

Produto de primeira importância para a vida, o sal que nasce naturalmente de uma mina de sal-gema existente no subsolo da Serra dos Candeeiros foi sempre parte essencial do esforço de sobrevivência da vida humana. Por este motivo, é crível que tenha sido ponto de interesse para o Ser Humano moderno desde que ele chegou à região.

Salinas Rio Maior

Testemunho antigo de um mar pré-histórico que terá existido no local, razão que explica a alta concentração de potássio e a qualidade deste sal, existem vestígios de outras pequenas explorações mais antigas em torno do espaço atual que, mercê do fluxo permanente de água no poço que agora se usa, foram preteridos pela localização atual.

Salinas Rio Maior

O incontornável Pinho Leal, no seu “Portugal Antigo e Moderno”, refere inclusivamente uma lenda que explica a localização atual das Marinhas do Sal.

Segundo ele, uma pastora que por ali guiava o seu rebanho terá sentido sede e procurado água numa nascente situada imediatamente a Leste da povoação designada como Fonte da Bica.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here