Início Tradições O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

Para o vasto lote de portugueses que come bacalhau na consoada, eis um presente antecipado: os truques do chef Miguel Castro e Silva para o melhor bacalhau.

5350
COMPARTILHE
O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são
O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

Para o vasto lote de portugueses que come bacalhau na consoada, eis um presente antecipado: o chef Miguel Castro e Silva partilha várias dicas essenciais para que a refeição fique à altura da ocasião.

Um dos grandes clássicos de Miguel Castro e Silva envolve, precisamente, o fiel amigo: bacalhau 80º com migas de poejo e hortelã ribeira, prato que o acompanhou em diversas paragens desde a sua criação, em 1998:

Não será propriamente a forma mais natalícia de o cozinhar, mas serve para apresentar as credenciais do chef portuense no que ao bicho diz respeito.

E a verdade é que o bacalhau é presença constante nas suas cartas, em diversos contextos: do risoto à açorda, fumado ou cozido, em posta ou em lascas, pataniscas ou à Brás.

Resumindo, o homem percebe do assunto. Atente-se, por isso, nas suas dicas para atingir o bacalhau perfeito na Consoada.

O chef Miguel Castro e Silva partilha algumas dicas sobre bacalhau (foto: DR)

Islândia ou Noruega?

Bacalhau Cortado Noruega

“Depende do gosto. O da Noruega fica mais fino depois de demolhado, o da Islândia fica mais branco, é maior e tem postas mais altas.

À mesa, no Natal, há sempre pessoas mais antigas que não gostam tanto do lombo, preferem as partes mais finas, para essas o da Noruega será melhor.”

Como escolher?

“Ao escolher o bacalhau é muito importante perceber se não tem raios escuros de sangue nas abas ou outras manchas.”

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here