Início Tradições O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

Para o vasto lote de portugueses que come bacalhau na consoada, eis um presente antecipado: os truques do chef Miguel Castro e Silva para o melhor bacalhau.

5420
O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são
O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

O melhor bacalhau de Natal tem truques. Saiba quais são

Para o vasto lote de portugueses que come bacalhau na consoada, eis um presente antecipado: o chef Miguel Castro e Silva partilha várias dicas essenciais para que a refeição fique à altura da ocasião.

Um dos grandes clássicos de Miguel Castro e Silva envolve, precisamente, o fiel amigo: bacalhau 80º com migas de poejo e hortelã ribeira, prato que o acompanhou em diversas paragens desde a sua criação, em 1998:

Não será propriamente a forma mais natalícia de o cozinhar, mas serve para apresentar as credenciais do chef portuense no que ao bicho diz respeito.

E a verdade é que o bacalhau é presença constante nas suas cartas, em diversos contextos: do risoto à açorda, fumado ou cozido, em posta ou em lascas, pataniscas ou à Brás.

Resumindo, o homem percebe do assunto. Atente-se, por isso, nas suas dicas para atingir o bacalhau perfeito na Consoada.

O chef Miguel Castro e Silva partilha algumas dicas sobre bacalhau (foto: DR)

Islândia ou Noruega?

Bacalhau Cortado Noruega

“Depende do gosto. O da Noruega fica mais fino depois de demolhado, o da Islândia fica mais branco, é maior e tem postas mais altas.

À mesa, no Natal, há sempre pessoas mais antigas que não gostam tanto do lombo, preferem as partes mais finas, para essas o da Noruega será melhor.”

Como escolher?

“Ao escolher o bacalhau é muito importante perceber se não tem raios escuros de sangue nas abas ou outras manchas.”

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.