Início Artesanato O Coração de Viana

O Coração de Viana

O Coração de Viana é o elemento principal de todo o ouro que as mulheres do Minho trazem ao peito. Um coração minhoto mas que simboliza o universal.

725
COMPARTILHE

_

O Coração de Viana na atualidade

Esta combinação entre forma (o coração) e matéria (o ouro) transformou a imagem do Coração de Viana num ex-líbris da ourivesaria portuguesa, sendo os seus exemplares em chapa e trabalhados com fios de filigrana os mais procurados – há-os também em outros materiais, como a prata, e até alternativas mais orientadas ao marketing turístico, onde alguma matéria-prima sulista (como a cortiça) já foi aproveitada.

Normalmente, são adornados com motivos vegetalistas e florais, sendo frequente a parte acima do coração representar o fogo, ou em alternativa, redundar num segundo coração, mais pequeno.

A grande peculiaridade, além da complexidade do seu interior, é a existência de uma curva e contra-curva num dos seus lados, dando-lhe uma beleza contemporânea e festiva, algo relativamente comum na arte folk do Minho, por contraponto à das demais províncias portuguesas, tradicionalmente mais taciturnas.

Sharon Stone com coração de Viana do Castelo ao peito

O Coração de Viana ganhou ultimamente fãs fora do país, chegando a ir parar ao peito de uma celebridade improvável, Sharon Stone.

Aparte de internacionalizações, o seu desenho suave e moderno virou padrão para muita da estética folclórica nacional e serviu mesmo de fonte de inspiração para alguma classe empresarial que pretendeu aportuguesar as suas imagens de marca – o logo do Euro 2004 é bom exemplo disso.

Fonte: portugalnummapa
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here