Início Tradições Molho de Francesinha: todos os segredos

Molho de Francesinha: todos os segredos

Esta delícia portuense tem um gosto muito particular e pode acreditar: há um segredo para o sucesso. Vamos aprender a fazer o melhor molho de francesinha?

375
COMPARTILHE
Molho de Francesinha: todos os segredos

Molho de Francesinha: todos os segredos

Para conseguir o melhor molho de francesinha de todos, basta seguir as nossas indicações e deixar surpreendidos todos os seus convidados.

Toda a gente sabe: grande parte do segredo para preparar uma boa francesinha está nos ingredientes deste caldo tão particular. A receita portuense parece-lhe difícil? Mas, não é bem assim. Vamos aprender como fazer um molho tipicamente portuense de forma simples e sem mistérios?

Embora a qualidade do pão e das carnes usadas na preparação de uma verdadeira francesinha à moda do Porto seja essencial para um resultado perfeito, os ingredientes do molho, que cobre toda a sanduíche, são particularmente importantes – afinal, os seus toques estarão presentes em todos os momentos de degustação deste prato tão típico da Invicta.

Siga a nossa receita e consiga o melhor molho de francesinha de sempre. Tenha uma certeza: o seu prato vai render elogios.

Molho de Francesinha

Ingredientes
caldo de marisco (veja em baixo como fazer)
1 sopa rabo de boi
3 cebolas
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 c. sopa rasa de amido de milho
2 c. sopa de polpa de tomate
1 cerveja
1 cálice de whisky
1 cálice de vinho do Porto
1 copo de vinho maduro branco
1 pequeno ramo de salsa
Azeite, sal e pirir-piri q.b.

Modo de preparação

  1. Num tacho, comece por fazer um refogado com o azeite, os alhos picados, as cebolas picadas, as folhas de louro, a salsa e o sal.
  2. Quando alourar, acrescente um pouco de água e vá mexendo.
  3. Depois, adicione a cerveja, a polpa de tomate, o piri-piri, as bebidas alcoólicas e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  4. Ao fim dos 10 minutos, retire as folhas de louro.
  5. Triture tudo muito bem com a varinha mágica ou com um robot de cozinha e reserve.
  6. À parte, prepare a sopa de tomate com o caldo de marisco, seguindo as indicações da embalagem. Quando estiver pronta, acrescente-a ao molho reservado e passe novamente com a varinha mágica ou robot de cozinha.
  7. Coloque novamente ao lume e deixe apurar alguns minutos (cerca de 10 minutos), mexendo sempre.
  8. Acrescente o amido de milho diluído num pouco de água (para engrossar o molho e para lhe conferir uma textura mais aveludada).

Está preparada(o) para o resultado? Esta receita é extremamente rica e repleta de sabores, mas vai ter de experimentar para comprovar que é de comer e chorar por mais.

Lembre-se: são os ingredientes do molho que se vão fazer sentir em todas as garfadas deste prato tão típico do Porto.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here