Início Cultura Matar saudades: Trajes Tradicionais Portugueses

Matar saudades: Trajes Tradicionais Portugueses

Portugal possui uma extraordinária riqueza etnográfica, sendo os trajes uma das suas componentes. Conheça alguns de trajes tradicionais portugueses.

3429
COMPARTILHE
Trajes Tradicionais Portugueses
Trajes Tradicionais Portugueses

Trajes Tradicionais Portugueses

As formas de trajar sempre tiveram uma importância vital na identificação social, cultural e profissional dos povos.

Antes de se chegar à “standartização” dos nossos dias, em que quase toda a gente veste o mesmo tipo de roupa, existia a possibilidade de se conhecerem inúmeras características de uma pessoa pelo traje que esta envergava.

Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira

Hoje em dia, embora essa possibilidade ainda se verifique em algumas situações, é muito mais difícil de se conseguir.

Nas classes mais endinheiradas havia grandes preocupações quanto à sumptuosidade e riqueza das roupas.

As várias modas que foram surgindo ao longo dos tempos, com maior ou menor ostentação e riqueza, mais ou menos vistosas, espelhavam, sobretudo nas classes altas, a própria evolução social e cultural. E sublinhavam também a maior (ou menor) abastança dos próprios países.

Nazaré
Nazaré

Por outro lado lado, há que levar em linha de conta a protecção do corpo contra as alterações climatéricas e ambientais. Terá sido mesmo essa a primeira preocupação do Homem quando começou a cobrir o seu corpo.

Trajes regionais

O vestuário tradicional do Alentejo, como o barrete verde e vermelho dos campinos ou a samarra, continua a ser usado em muitas ocasiões.

Os trajos regionais do Norte, sobretudo no Minho, também podem ser vistos durante os casamentos e outras ocasiões festivas. As mulheres vestem trajos muito ricos e coloridos, com tons dominantes de vermelho, branco ou preto, e usam longos colares de ouro ao peito, cobrindo a cabeça com um lenço.

Pedras Salgadas
Pedras Salgadas

Em Trás-os-Montes e Alto Douro, os pastores vestiam outrora capas de colmo (croças) para se protegerem da chuva. Hoje, o uso de vestuário negro de luto continua a ser comum, sobretudo nas povoações do interior do país.

O trajo típico da Madeira, por exemplo, continua a ser usado pelas floristas e nos mercados locais.

Os Trajes Tradicionais Portugueses

1
2
3
4
5
6
7
8
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here