Início Histórias Lembra-se como era andar na escola nos anos 80?

Lembra-se como era andar na escola nos anos 80?

Não havia hipermercados nem muito dinheiro para gastar. Recorde os livros, o material escolar e as brincadeiras que se faziam nos intervalos ou depois das aulas.

2269
COMPARTILHE

_

08

Imagem retirada do blogue Eu Ainda Sou do Tempo

A partir da 2ª classe (2º ano do 1º Ciclo) começava-se a poder escrever com caneta. Era uma emoção. Mas como a tarefa era complicada, apareceram as canetas cuja tinta podia ser apagada. Isso não impedia que as folhas ficassem todas borradas, rasgadas, impossíveis de ler.

09

Imagem retirada do blogue Ramos Cheios de Amoras

As canetas Bic são um verdadeiro símbolo da escola dos anos 80. todos as usávamos. Havia a Bic Cristal e a Bic Laranja e todos sabíamos de cor o “gingle” do anúncio de televisão: “Bic laranja, escrita fina/Bic cristal, escrita normal”.

10

DR

As canetas de várias cores eram uma prerrogativa de quem tinha mais dinheiro e um sonho para os outros. A mania de passar o tempo a carregar nos botões da caneta fez enfurecer muitos professores.

11

DR

A famosa borracha de duas cores: a parte vermelha para apagar lápis de carvão e a parte azul que prometia apagar caneta, mas nunca apagava nada. Na verdade só borrava tudo e rasgava as folhas. Quantos tabefes apanhámos à conta dela?

12

DR

Também havia a borracha verde para apagar lápis que nós dobrávamos ao meio até partir.

13

DR

Os lápis de carvão mais populares da época: lápis com a tabuada. Muitos professores proibiam o seu uso.

14

Imagem retirada do blogue Eu Ainda Sou do Tempo

Afinal, a tabuada era para saber de cor e salteado, com a ajuda do livro “A Tabuada do Ratinho”, um auxiliar a que todos recorriam.

15

Imagem retirada do blogue Eu Ainda Sou do Tempo

As canetas de feltro da marca portuguesa Molin vinham em conjuntos de 12 ou de 24.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here