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Já se pode ver a Sala do Trono do Palácio de Mafra

O Palácio de Mafra abriu, aos visitantes, a Sala do Trono, concluídas as primeiras grandes obras de restauro, ao fim de 200 anos.

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Já se pode ver a Sala do Trono do Palácio de Mafra - © Cristina Menezes Alves
Já se pode ver a Sala do Trono do Palácio de Mafra - © Cristina Menezes Alves

Já se pode ver a Sala do Trono do Palácio de Mafra

Palácio Nacional de Mafra – © José Paulo Ruas

O Palácio de Mafra abriu, aos visitantes, a Sala do Trono, concluídas as primeiras grandes obras de restauro, ao fim de 200 anos, que permitiram detetar por baixo da cor, os esboços dessa pintura mural.

Palácio Nacional de Mafra – Sala do Trono

O restauro da pintura de Domingos Sequeira e Cirilo Volkmar Machado, que reveste as paredes e o teto da sala, “permite estudar de maneira diferente estes pintores e fazer uma leitura dos elementos decorativos que até agora era impossível, por estarem obscurecidos pela sujidade”, explicou o diretor do palácio, Mário Pereira, à agência Lusa.

Palácio Nacional de Mafra, Sala do Trono – © José Flacho

A Sala do Trono, usada para as cerimónias do ‘beija-mão’, sempre que a família real se encontrava em Mafra, reabriu ao público, depois de ter estado durante sete meses em obras. A inauguração oficial ocorreu a 17 de novembro, o ponto alto das comemorações dos 300 anos, após o lançamento da primeira pedra para a construção do monumento.

A Sala do Trono ou das Audiências do Palácio de Mafra – © DR / LUÍS PAVÃO

Durante os trabalhos de restauro, os conservadores/restauradores conseguiram identificar por cima do estuque os esboços feitos por aqueles dois artistas para a própria pintura mural da sala.

A Sala do Trono ou das Audiências do Palácio de Mafra – © DR / PALÁCIO DE MAFRA

Domingos Sequeira e Cirilo Volkmar Machado seguiram “de um modo geral os esboços” e esses desenhos preparatórios “iam ao encontro da descrição” deixada por Cirilo Volkmar Machado, nos registos escritos sobre “a empreitada”, explicou Sofia Lopes, que coordenou o restauro.

Sala do Trono restaurada

Além disso, sublinhou, “os esboços destes dois artistas eram até agora desconhecidos, o que é importante para perceber todo o trabalho que realizavam desde a conceção até à execução da obra e contribui para o estudo da sua obra”.

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