Início Histórias Inquisição… Medo, Tortura e Fogueiras

Inquisição… Medo, Tortura e Fogueiras

Inquisição... Medo, Tortura e Fogueiras. A contribuição do Tribunal do Santo Ofício para manter Portugal no atraso e na ignorância.

617
COMPARTILHE
Inquisição... Medo, Tortura e Fogueiras
Inquisição... Medo, Tortura e Fogueiras

Inquisição… Medo, Tortura e Fogueiras

Papa Paulo III
Papa Paulo III

O Tribunal do Santo Ofício foi estabelecido em Portugal pela bula Cum ad nihil magis, do Papa Paulo III, a pedido do rei D. João III, a 23 de Maio de 1536. Criado em 1216, pelo Concílio de Latrão, para reprimir a heresia dos cátaros, no Sul de França, o seu objetivo era inquirir – daí ter ficado conhecido pelo nome de Inquisição – da existência de hereges, persegui-los e castigá­-los.

Tribunal da Inquisição
Tribunal da Inquisição

A sua missão era garantir a uni­formidade religiosa, base da ordem política e social. Cumpriu-a durante quase três séculos, criando um cli­ma de medo e intolerância, assente na denúncia, na prisão, na tortura e no temor da morte na fogueira.

A Inquisição só foi extinta no nosso país em 1821, na sequência da revolução liberal de 1820.

Tribunal da Inquisição
Tribunal da Inquisição

Como por cá rareassem as heresias – o protestantismo não encontrou acolhimento em Por­tugal – , os inquisidores dirigiram o seu zelo contra cristãos-novos (judeus convertidos), mouriscos, gentios (em Goa), blasfemos, possuidores de livros proibidos, praticantes de bruxaria, adúlteros, bígamos e sodomitas.

A denúncia, anónima, era recom­pensada.

A Inquisição dispunha de um corpo de funcionários – os familiares do Santo Ofício – e da força pública para fazer cumprir diligências e executar sentenças. Os interrogatórios eram realizados de acordo com a prática de inves­tigação judicial da época.

A prova­-rainha era a confissão e, para a obter, usava-se o método mais efi­caz: a tortura. Esta recorria a uma variedade de instrumentos de suplício, dos quais os mais comuns eram o potro e a polé.

No potro, os suspeitos eram colocados des­pidos sobre uma mesa com cor­das que esticavam os membros. Era um suplício mais “leve”, geral­mente aplicado aos mais fracos, às mulheres e aos velhos.

tratos de poléOs “tratos de polé” consistiam na colocação do interrogado numa estrutura de madeira ligada a duas roldanas, através das quais o corpo era iça­do, carregado de pesos que iam aumentando. De repente, solta­vam-se as cordas de uma das rol­danas, de modo a que o impacto sofrido pelo corpo provocasse rupturas musculares e partisse os ossos.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here