Início Lugares Destinos Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Descubra o Top dos sítios a visitar em Guimarães, a cidade berço de Portugal. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

447
COMPARTILHE
Guimarães: o que visitar na Cidade Berço - © Viajar entre Viagens

_

Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

Guimarães: o que visitar na Cidade Berço

Guimarães é considerada a cidade berço de Portugal porque aqui nasceu Afonso Henriques que viria a ser o primeiro rei de Portugal.

D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal – © wingsofabutterfly

Associado à formação e identidade de Portugal, o centro histórico de Guimarães, na zona que ficava dentro de muralhas, foi classificado Património Mundial pela Unesco com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.

A cidade ainda hoje possui um conjunto patrimonial harmonioso e preservado que se mostra em graciosas varandas de ferro, balcões e alpendres de granito, casas senhoriais, arcos que ligam ruas estreitas, lajes do chão alisadas pelo tempo, torres e claustros.

Toural

Por momentos imaginamo-nos num cenário medieval, onde a nobreza foi construindo as suas moradias como a casa Mota Prego, o Palácio de Vila Flor, do Toural e tantos outros que dão a Guimarães uma atmosfera única.

Os melhores locais para visitar em Guimarães:

1. Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães – © alternatividades

Em meados do século X a Condessa Mumadona Dias, mandou construir um Mosteiro. Com os constantes ataques por parte dos mouros, decidiu construir uma fortaleza para proteger os monges e a comunidade cristã que viviam em seu redor. Surge assim o primitivo Castelo de Guimarães.

Castelo de Guimarães

No século XII, o Conde Dom Henrique e Dona Teresa vieram viver para o Castelo de Guimarães e provavelmente aí terá nascido Dom Afonso Henriques. Perdida a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efetuadas obras de restauro.

Entrada: gratuita
1,50€ para aceder à Torre de Menagem.

Horários: Aberto todos os dias das 9.30 h às 18 h. Encerra nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

2. Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança

Foi mandado construir no século XV por Dom Afonso, primeiro duque de Bragança. No século XIX foi convertido em quartel. Em meados do século XX, após um período de abandono, foi restaurado e posteriormente convertido em Museu, albergando um espólio do século XVII e XVIII.

Paço dos Duques de Bragança – © Tours&Tales

O palácio desempenha também a nobre função de residência oficial do Presidente da República Portuguesa no segundo andar, aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal.

Entrada: 5 €

Horários: Aberto todos os dias das 9.30 h às 18 h Encerra nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here