Início Notícias Fumo dos incêndios de Portugal e Espanha chegou a Londres

Fumo dos incêndios de Portugal e Espanha chegou a Londres

Os ventos do Ophelia levaram para o Reino Unido poeiras do Norte de África, mas também o fumo e as partículas dos incêndios de Portugal e Espanha.

280
COMPARTILHE
Foto Reuters ©Tom Jacobs

Fumo dos incêndios de Portugal e Espanha chegou a Londres

A BBC explica que o fenómeno se deveu ao Ophelia. Os ventos do furacão levaram para o Reino Unido poeiras do Norte de África, mas também o fumo e as partículas dos incêndios de Portugal e Espanha.

Foto Reuters ©Toby Melville

Os britânicos saíram à rua para observar um sol vermelho, num céu pintado em tons de encarnado. O fenómeno, que muitos assinalaram no Twitter, ficou a dever-se à ação do furacão Ophelia, que depois de passar ao largo dos Açores se dirigiu para o Reino Unido, arrastando consigo uma massa de ar tropical que levou as poeiras do Saara mas, sobretudo, os detritos resultantes dos incêndios que desde domingo lavraram na Península Ibérica, maioritariamente em Portugal.

Foto ©Epaneil Hall

À medida que o Ophelia progride dos Açores, a tempestade apanhou poeiras do Norte de África e dos incêndios em Espanha e Portugal,” disse à agência noticiosa Reuters uma porta-voz do Britain’s Met Office, gabinete meteorológico do Reino Unido.

Foto Reuters ©Kevin Coombs

“Este tom alaranjado está relacionado com a poeira que está em suspensão na atmosfera e o elemento azul da luz do sol é disperso pela poeira. Mas o elemento vermelho atravessa e por isso o sol aparece mais vermelho e surge esse género de matiz amarelado,” acrescentou.

Foto Reuters ©Kevin Coombs

Vários utilizadores, surpreendidos com a cor do céu da capital britânica, têm partilhado imagens de Londres nas redes sociais.

Foto Reuters Mary Turner
Foto Reuters ©Mary Turner
Foto Reuters ©Kevin Coombs
Foto Reuters ©Kevin Coombs
Foto Reuters ©Mary Turner

Banhos de espuma

Localidades na costa oeste de Inglaterra acordaram cheias de espuma do mar nas ruas.

Depois do céu alaranjado em Londres, devido às poeiras e cinzas dos incêndios em Portugal e Galiza levadas pelos ventos, o furacão Ophelia inundou várias localidades da costa leste de Inglaterra com espuma do Mar da Irlanda.

O fenómeno foi registado em cidades costeiras como St. Bees, Clevelys e reportado por meios de comunicação e utilizadores de redes sociais como o Twitter.
_

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here