FANTASPORTO: curiosidades sobre o mais prestigiado festival de cinema em Portugal

O FANTASPORTO 2016 está prestes a começar. Descubra algumas curiosidades sobre o mais prestigiado festival de cinema em Portugal.

0
1096
Fantasporto
Fantasporto

A 36ª edição do FANTASPORTO – Festival Internacional de Cinema do Porto, decorrerá entre os dias 26 de Fevereiro a 5 Março de 2016. Seguirá as orientações programáticas de anteriores anos – inovação, pesquisa, promoção e divulgação do cinema português, europeu e mundial.

É considerado o maior festival português segundo a maior e mais respeitada revista do “entertainment”, “Variety”, em artigo de 2011. Desde 1995 que está incluído na lista dos “leading festivals”

Um dos dois maiores festivais do mundo da área do fantástico, a par de Sitges.

71% dos espectadores do Fantasporto  têm formação universitária ou estão a frequentar o ensino superior – sondagem de 2003

Toyota comercializa o modelo “ Toyota Aygo Fantas” em 2007 e 2008- único festival de cinema no mundo com um automóvel.

A 1ª edição foi em 1981 no Teatro Carlos Alberto (pertencente à Secretaria de Estado Da Cultura). Mudou-se para o Rivoli em 1998.

Ocupou já quase todas as salas de cinema do Porto e Gaia e em variadíssimos pontos do país com as Semanas Fantasporto.

A estrutura do festival lançou já 3 revistas de cinema- Cinema Novo, Estreia e ETC.

Fundou uma distribuidora e um Cineclube Vídeo.

Lançou as primeiras edições de Festivais de cinema em Braga, Gaia e Funchal.

Retirou o nome “Fantástico” do seu título original em 1991, após a criação da Semana dos Realizadores, hoje Semana dos Realizadores/Prémio Manoel de Oliveira. Tornou-se então um festival generalista, com filmes de todos os géneros nas suas secções competitivas e não competitivas. Manoel de Oliveira apadrinhou o Prémio desde 1992, no segundo ano. O realizador foi também homenageado no festival em 2006 com o Prémio Carreira e em 2013 por ocasião dos 70 anos de “AnikiBóbó”.

Realizou inúmeros ciclos, retrospectiva e programas fora do âmbito do festival, nomeadamente Visconti, Scorsese e Truffaut. Realizou inúmeras Semanas Fantasporto até à saída da Lei dos Compromissos há cerca de 3 anos que limitou a programação cultural das Câmaras.

Apresenta um número crescente de Antestreias Europeias e Mundiais- 11 em 2014

Foi o 1ª festival do género a fazer a introdução de filmes generalistas, exemplo seguido por outros festivais de cinema fantástico (1991)

Foi o 1º festival de cinema no mundo a fazer, desde a sua 1ª edição, em 1981 e, sobretudo a partir de 2009 de um modo mais sistematizado, a ligação às Artes e à Ciência que estão na base do Cinema. Promoveu a criação do PROGRAMA ESPECIAL de cruzamento do Cinema e as Artes e Ciências, desde 2009, exemplo já seguido pelo Festival de Sundance. Edições já dedicadas: Arquitectura, Robótica, Artes Plásticas, Futuro, e Literatura.

Defensor do Cinema Português desde sempre. Criou em 2012 o PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS- ESCOLAS E MELHOR FILME que pretende actuar, através da competição, na defesa do cinema nacional do futuro. Tem a colaboração das maiores  Escolas e Universidades que ensinam Audiovisual em Portugal (8 em 2014). Todos os anos um maior número de escolas adere ao festival. O festival favorece o contacto dos estudantes com profissionais vindos das maiores companhias produtoras do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here