Início Histórias Encantador Santuário da Senhora da Graça

Encantador Santuário da Senhora da Graça

É o mais bonito, o mais importante e o mais espetacular Santuário Mariano de todo o Trás-os-Montes. O Santuário da Senhora da Graça é um lugar encantador.

1422
COMPARTILHE
Encantador Santuário da Senhora da Graça
Encantador Santuário da Senhora da Graça

Encantador Santuário da Senhora da Graça

No topo do Monte Farinha eleva-se o Santuário da Senhora da Graça, que é, provavelmente, o terceiro templo de culto a ser construído naquele local.

Existem documentos históricos que referem que as obras de reedificação foram autorizadas em 1747 e que já estariam concluídas em 1758, embora exista no seu interior uma pedra lavrada que refere a data de 1775.

A primeira Capela no alto do monte, com o título de Senhora da Graça, parece ter sido construída no séc. XVI. Deve ser desse tempo a antiga imagem da Senhora da Graça, atualmente guardada e substituída por aquela que se encontra ao culto no Santuário.

É o mais bonito, o mais importante e o mais espetacular Santuário Mariano de todo o Trás-os-Montes. Um lugar de encanto, de eleição e de grande importância religiosa para os habitantes da Região. Este Monte e o seu Santuário são o ex-líbris e o cartão de visita de Mondim de Basto.

O monumento é todo de granito da região, de planta composta por torre sineira quadrangular, nave única octogonal e capela-mor e sacristia retangulares, em eixo.

O grupo arquitetónico do Santuário é formado pelo Santuário, sacristia e torre sineira. Junto ao Santuário existe uma casa de artigos religiosos. Nesse mesmo espaço funcionou durante muitos anos uma casa de apoio, com quartos e cozinha onde os romeiros pernoitavam e faziam as suas refeições.

Também os mesários e padres utilizavam estas instalações porque era de tradição irem de véspera para as festas. Este espaço era também utilizado para fazer casamentos e para outros eventos de caráter social.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here