Início Histórias Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal

Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal

O Natal aproxima-se e existem muitas curiosidades que lhe estão associadas. Conheça factos interessantes sobre sociedade, religião e cultura desta época.

491
COMPARTILHE
Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal
Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal

Curiosidades (que muitos desconhecem) sobre o Natal

Conheça curiosidades sociais, culturais e religiosas sobre esta época.

O Natal aproxima-se a passos largos. Existem muitas curiosidades associadas a esta época. Revelamos-lhe fatos interessantes sobre sociedade, religião e cultura, desta época.

Pai Natal

Terá sido o bondoso bispo Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.c, que terá dado origem ao Pai Natal. Nicolau, que mais tarde se tornou santo, ajudou muitas pessoas pobres e tinha por hábito deixar perto das chaminés moedas em sacos.

A representação de Nicolau como Pai Natal terá surgido na Alemanha. A expressão inglesa “Santa Claus”, utilizada pelos americanos para designar o Pai Natal, derivou inicialmente de “Saint Nicholas” (São Nicolau).

16 de dezembro de 1965

A célebre música natalícia “Jingle Bells” foi a primeira canção cantada no espaço.

São Francisco de Assis

Terá sido o criador do presépio (em 1224, em Itália, na cidade de Greccio). Terá sido também este santo que foi o autor da Missa do Galo.

“Como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo”, conta o site História Digital.

Árvore de Natal

Deverá ter surgido na Alemanha. Há quem diga que Lutero montou a primeira árvore em sua casa para demonstrar às crianças o quão especial era o dia do nascimento de Jesus. Também existem teorias de que Vilfrido ter-se-á deslocado à Alemanha para promover o cristianismo.

Nesse sentido “figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina”, conta o site instituto Pinheiro.

Judeus

Não comemoram o 25 de dezembro. Não consideram que Jesus seja filho de Deus. No entanto, na época natalícia, celebram o Chanuká (também conhecida como a Festa das Luzes), que recorda a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, que foi recuperado pelos judeus depois de 3 anos de guerras.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here