Início Lugares Destinos Covas do Monte (São Pedro do Sul)

Covas do Monte (São Pedro do Sul)

Nas entranhas da Serra de São Macário, com casas feitas em xisto, 50 habitantes resistem ao isolamento na companhia de 2500 cabras... em Covas do Monte.

1059
COMPARTILHE
Covas do Monte

Em Covas do Monte vivem um pouco mais de meia centena de pessoas que entre as muitas ocupações cultivam as “terras de pão” e dedicam-se à pastorícia no “monte”. Na aldeia de Covas do Monte existem bovinos, ovinos e caprinos. De todos são os caprinos que devido ao seu número, cerca de 2500, marcam o dia a dia dos habitantes.

Covas do Monte
Covas do Monte

Diariamente sobem os montes guardados pelo pobreiro que de forma rotativa vai cabendo a todos. São saberes e formas de vida que o decorrer do tempo inculcou nas pessoas que em Covas do Monte se podem vivenciar.

Covas do Monte
Covas do Monte

Para chegar à aldeia de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, é preciso percorrer um caminho sinuoso mas de rara beleza, atravessando a serra da Freita e vislumbrando as de Montemuro e da Gralheira. O passeio vale por si só, mas o melhor está ainda para chegar! Situada na serra de São Macário, Covas do Monte está a 450 metros de altitude, pelo que aqui se respira um ar puríssimo.

Covas do Monte
Covas do Monte

A paisagem verdejante, com montanhas a toda a volta, a que ninguém fica indiferente, é pontuada por rebanhos, criando um cenário bucólico. Por aqui abaixo corre água fresquíssima, encaminhada para a aldeia e distribuída pelos campos através de um regadio tradicional.

Covas do Monte
Covas do Monte

Encaixada nos montes, a aldeia fica no sopé da montanha e oferece um passeio único por entre as suas ruas estreitas e sinuosas e o aglomerado de casas, quase todas construídas em xisto e com telhados lousa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here