Início Histórias Como surgiram os nossos brinquedos e brincadeiras?

Como surgiram os nossos brinquedos e brincadeiras?

A história do brinquedo é tão antiga como a história do homem! Muitos deles nasceram nas grandes civilizações antigas. E como surgiram os nossos brinquedos?

212
COMPARTILHE

Marionetas

O nome que vem de Marion, diminutivo de Maria. A sua origem está relacionada com o nascimento do teatro, no século XVI. Os chineses passaram a utilizar estatuetas como personagens de espetáculos. Ficaram tão conhecidas que as crianças passaram a desejá-las como brinquedos.

Jogos de tabuleiro

Xadrez, damas, gamão, ludo e muitos outros. Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram há 4 mil anos, em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Foram muito populares na Grécia e em Roma, antes de se espalharam por toda Europa e depois para a América. Normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns jogos que admitem até seis pessoas.

Dominó

O jogo surgiu na China e sua criação é atribuída ao soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. Um dia, os chineses tiveram a ideia de estender os dados no chão e inventaram o dominó. No Brasil, o dominó chegou através dos portugueses no século XVI e tornou-se passatempo dos escravos.

Skate

A história deste brinquedo radical começou na Califórnia, no final dos anos 30, quando os surfistas decidiram levar as suas pranchas para as ruas. Para fazerem isso, colocaram quatro rodas sob uma tábua de madeira e saíram surfando pelo asfalto! A primeira fábrica de skates surgiu em 1958.

Lego

Foi criado na Dinamarca em 1949, por um marceneiro chamado Olé Kirk Chirstiansen. Sabia que com apenas seis peças de lego é possível fazer 102.981.500 combinações diferentes? Existem parques feitos de Lego na Dinamarca, Inglaterra e nos Estados Unidos, chamados de ‘Legoland’.

Playmobil

Os bonequinhos foram criados em 1974, na Alemanha. Desde então, a Playmobil já assumiu diversas formas: índios, astronautas, cavaleiros medievais, bombeiros…
_

1
2
3
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here