Início Histórias Como surgiram os nossos brinquedos e brincadeiras?

Como surgiram os nossos brinquedos e brincadeiras?

A história do brinquedo é tão antiga como a história do homem! Muitos deles nasceram nas grandes civilizações antigas. E como surgiram os nossos brinquedos?

234
COMPARTILHE

Bicicleta

No século XV, Leonardo da Vinci já “brincava” desenhando projetos de bicicletas. Mas a bicicleta só foi popularizada em 1790, pelo conde francês Sivrac. Nesta época, era feita de madeira, não tinha correntes ou pedais e era empurrada com os pés. Só depois de mais de cem anos as ‘bikes’ ganharam pneus e correntes.

Pião

Cerca de 3 mil anos a.C., na Babilónia, já existiam piões feitos de argila e com as bordas decoradas com formas de animais e humanas ou relevos.

O pião foi um dos jogos tradicionais infantis mais populares de sempre do século passado. Simples e barato, era usado nos pátios das escolas, e nas ruas, por quase todas as crianças.

O movimento do pião resulta de uma guita, ou cordel, enrolado à sua volta. A guita segura-se com a mão por uma das extremidades a qual se desenrola quando atiramos o pião ao chão, puxando-a no sentido contrário.

Caixinhas de música

Os suíços criaram as primeiras caixinhas de música por volta de 1770. Utilizando o conhecimento que tinham na arte da relojoaria, criaram um mecanismo em que um pente, com dentes de metal, dedilhava sobre um cilindro que girava movido por peças de relógio.

Soldadinhos de chumbo

Nasceram como jogos de guerra. O brinquedo só passou a ser produzido, comercialmente, na metade do século XIX, em Nuremberg, na Alemanha. Mas era artigo de luxo, só os pequenos nobres podiam tê-los.

Bola

Seen on allwallpapersfree.blogspot.com

Há cerca de 6.500 anos os japoneses já fabricavam bolas, utilizando com crinas de animais ou fibras de bambu. Os romanos e gregos preferiam usar tiras de couro, penas de aves e até bexiga de boi. Os brinquedos só se popularizaram na década de 50, com a produção do plástico em escala industrial.

Papagaio

Também conhecidas como pipa ou arraia, os papagaios nasceram na China antiga, por volta de 1.200 a.C. Eles foram utilizadas como objeto de sinalização militar. Os sinais eram definidos de acordo com a cor e movimento que o papagaio desenvolvia no ar. O político e inventor americano, Benjamin Franklin, também usou um papagaio para investigar e inventar o pára-raios.

Macaca

De origem francesa, a macaca chegou a Portugal e rapidamente se tornou popular.

Futebol de botão

Foi inventado pelo brasileiro e carioca Geraldo Décourt, em 1930. Ele começou a usar botões de cuecas para jogar (sim, naquela época, as cuecas tinham botões). Depois, passou a usar os botões das calças do uniforme escolar, o que fez com que o jogo fosse proibido na sua escola, porque os alunos estavam a acabar com seus botões!

1
2
3
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here