Início Cultura Língua Portuguesa Coisas que só quem vive em Portugal sabe

Coisas que só quem vive em Portugal sabe

Muita gente se engana e acha que Portugal e o Brasil são gémeos idênticos, mas isso não é bem verdade. Veja o pequeno desafio que preparamos para si.

886
COMPARTILHE
Coisas que só quem vive em Portugal sabe
Coisas que só quem vive em Portugal sabe

Coisas que só quem vive em Portugal sabe

Muita gente engana-se e acha que Portugal e o Brasil são gémeos idênticos, mas isso não é bem verdade.

Existem diferenças muito grandes e neste texto você vai começar a mudar a sua ideia de que Portugal e o Brasil são a cara de um e os olhos do outro, especialmente na questão do idioma. Não acredita?

Preparamos um pequeno desafio para si. Em baixo poderá encontrar dois textos que falam sobre aspectos curiosos da vida em Portugal. Um deles está escrito em português de Portugal e outro em português do Brasil.

Será que consegue compreender os dois?

Palavras diferentes, em português de Portugal

Porto, Portugal

Os mais desprevenidos podem ter algumas surpresas no dia a dia em Portugal.

“Pode ser que lhe peçam um x-ato ou um agrafador no seu trabalho e que você passe a maior das vergonhas ao pedir um Durex para colar alguma coisa e os seus colegas se fartem de rir.

Soprar ao balão

Também pode acontecer que, numa operação STOP, um polícia lhe peça para soprar ao balão e não, não vai ter festa nenhuma. Num outro dia qualquer, você poderá perder o autocarro e o comboio em seguida, talvez nem tenha tempo sequer de ir à casa de banho para lavar os dentes.

t-shirt

No mercado, pode ser que você precise passar no talho e um puto esbarre em você com uma T-Shirt muito gira enquanto você, como um idiota, olhava para o ecrã esperando a sua senha ser chamada pelo talhante.

Pingo

Como em Portugal existem pastelarias excelentes, você poderá sentar-se e beber um pingo e na saída pegar um rebuçado. Quem sabe encantar-se ao ver uma banda desenhada bué conhecida de algum artista local. Se estiver magoado, basta pegar num penso rápido e se o bebé chorar, um biberão deve ajudar.”

Não, você não está lendo um texto com palavras numa língua muito estranha, é só um aperitivo do que o espera em Portugal.

Versão “traduzida” para português do Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

“Pode ser que lhe peçam um estilete ou um grampeador e se for pedir Durex, peça uma fita-cola, pois Durex é marca de camisinha e os seus colegas vão rir muito de você.

Ônibus

Se lhe pararem em uma blitz, o policial poderá lhe pedir para soprar o bafômetro. Num outro dia qualquer, você poderá perder o ônibus e o trem em seguida, talvez não tenha tempo sequer de ir ao banheiro para escovar os dentes.

Açougue

No mercado pode ser que você precise dar uma passadinha no açougue e um menino esbarre em você com uma camiseta muito legal enquanto você, como um bobo, olhava para a tela esperando sua senha ser chamada pelo açougueiro.

Balas e doces

Como em Portugal existem padarias excelentes, você poderá sentar e tomar uma xícara de café com leite e na saída pegar umas balas e uns doces. Quem sabe se encante ao ver um desenho em quadrinhos muito conhecido de algum artista local. Se estiver com algum machucado, basta pegar o Band-aid e se o bebê chorar, uma mamadeira deve ajudar.”

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here