Início Pessoas Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Saiba o número de brasileiros em Portugal, as associações que os ajudam no país, como é a comunidade de brasileiros no país, curiosidades e mitos.

1173
COMPARTILHE
Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades
Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Portugal faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros, já que foi o país europeu que colonizou o Brasil e, desde sempre, a história do processo do ‘descobrimento’ habita o imaginário de todos os que nasceram no maior país da América do Sul.

Contudo, atualmente com a crise económica, financeira e social que se vive no Brasil, muitos brasileiros estão a fazer uma espécie de ‘descobrimento’ às avessas e escolhem Portugal como país de destino.

O idioma é uma das coisas que mais ajuda nessa decisão, mas os brasileiros em Portugal procuram, sobretudo, segurança e qualidade de vida, duas coisas que sobram no país do sul da Europa.

Número de brasileiros em Portugal

Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de 2015, órgão do Governo de Portugal responsável por gerir a imigração no país europeu (entrada e saída de pessoas), a nacionalidade brasileira é a mais predominante em Portugal com 82.590 cidadãos, o que representa 21% de todos os estrangeiros que vivem no país.

Ou seja, se você se preocupa e acha que estará sozinho em Portugal, fique tranquilo que provavelmente você encontrará, com facilidade, brasileiros a viver em quase todas as cidades portuguesas, especialmente as maiores.

Veja a lista das nacionalidades mais representativas:

  1. Brasil: 82.590
  2. Cabo Verde: 38.674
  3. Ucrânia: 35.779
  4. Romênia: 30.523
  5. China: 21.329
  6. Angola: 18.247
  7. Reino Unido: 17.230
  8. Guiné Bissau: 17.091
  9. Espanha: 10.019
  10. São Tomé e Príncipe: 9.546

*Dados do SEF de 2015 publicados no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo.

Apoios e Associações a brasileiros em Portugal

Com uma comunidade tão expressiva, existem algumas instituições e casas que servem de apoio para os brasileiros que vivem em Portugal.

Além do SEF, existem dois Consulados do Brasil em Portugal, um em Lisboa e outro na cidade do Porto (norte do país).

Também é possível encontrar apoio e ajuda na Casa do Brasil em Lisboa que funciona há 25 anos em Portugal e serve como importante ponto de apoio para os cidadãos que precisam de orientação respeitante a diversos assuntos. No site da instituição é possível encontrar mais informações.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here