Início Pessoas Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Saiba o número de brasileiros em Portugal, as associações que os ajudam no país, como é a comunidade de brasileiros no país, curiosidades e mitos.

1576
Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades
Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Portugal faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros, já que foi o país europeu que colonizou o Brasil e, desde sempre, a história do processo do ‘descobrimento’ habita o imaginário de todos os que nasceram no maior país da América do Sul.

Contudo, atualmente com a crise económica, financeira e social que se vive no Brasil, muitos brasileiros estão a fazer uma espécie de ‘descobrimento’ às avessas e escolhem Portugal como país de destino.

O idioma é uma das coisas que mais ajuda nessa decisão, mas os brasileiros em Portugal procuram, sobretudo, segurança e qualidade de vida, duas coisas que sobram no país do sul da Europa.

Número de brasileiros em Portugal

Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de 2015, órgão do Governo de Portugal responsável por gerir a imigração no país europeu (entrada e saída de pessoas), a nacionalidade brasileira é a mais predominante em Portugal com 82.590 cidadãos, o que representa 21% de todos os estrangeiros que vivem no país.

Ou seja, se você se preocupa e acha que estará sozinho em Portugal, fique tranquilo que provavelmente você encontrará, com facilidade, brasileiros a viver em quase todas as cidades portuguesas, especialmente as maiores.

Veja a lista das nacionalidades mais representativas:

  1. Brasil: 82.590
  2. Cabo Verde: 38.674
  3. Ucrânia: 35.779
  4. Romênia: 30.523
  5. China: 21.329
  6. Angola: 18.247
  7. Reino Unido: 17.230
  8. Guiné Bissau: 17.091
  9. Espanha: 10.019
  10. São Tomé e Príncipe: 9.546

*Dados do SEF de 2015 publicados no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo.

Apoios e Associações a brasileiros em Portugal

Com uma comunidade tão expressiva, existem algumas instituições e casas que servem de apoio para os brasileiros que vivem em Portugal.

Além do SEF, existem dois Consulados do Brasil em Portugal, um em Lisboa e outro na cidade do Porto (norte do país).

Também é possível encontrar apoio e ajuda na Casa do Brasil em Lisboa que funciona há 25 anos em Portugal e serve como importante ponto de apoio para os cidadãos que precisam de orientação respeitante a diversos assuntos. No site da instituição é possível encontrar mais informações.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.