Início Histórias Bracara Augusta: a Misteriosa Fonte do Ídolo

Bracara Augusta: a Misteriosa Fonte do Ídolo

É lugar cheio de mistérios e de controvérsia. A base é uma superfície rochosa de 3 metros de largura onde foi esculpida uma estátua que mede um 1,10 metros.

460
COMPARTILHE
Bracara Augusta: a misteriosa Fonte do Ídolo
Bracara Augusta: a misteriosa Fonte do Ídolo

Bracara Augusta: a Misteriosa Fonte do Ídolo

Fonte do Ídolo é o único monumento romano que fica no exterior do perímetro da muralha da cidade romana de Bracara Augusta, que sobreviveu intacto até aos dias de hoje.

A Fonte do Ídolo está em Braga, na Rua do Raio, e este nome expressa bem o contexto do santuário rupestre construído no século I, praticamente na mesma altura da Bracara Augusta.

Um lugar cheio de mistérios e controvérsia

Conjunto da Fonte do Ídolo

A Fonte do Ídolo foi mandada construir por Celico Fronto, um homem originário de Arcóbriga, e é um santuário rupestre dedicado a Tongoenabiago, uma divindade fluvial indígena.

Este monumento foi talhado numa superfície vertical de um afloramento rochoso, com cerca de 3 metros de altura, e que foi cortado especialmente para este efeito.

Estátua da Fonte do Ídolo

Na parte esquerda desta superfície vertical, podemos observar uma estátua que mede cerca de 1,10 metros e que, devido ao seu estado avançado de degradação, é impossível saber-se se representa uma figura masculina ou feminina.

Ainda assim, é percetível que se trata de uma figura togada, segurando na sua mão um objeto que aparenta ser uma cornucópia.

Inscrições na Fonte do Ídolo

Ao lado destas duas representações estão inscrições que levam a concluir que a Fonte do Ídolo foi construída por Celicus Fronto e renovada pelos seus descendentes.

Inscrições na Fonte do Ídolo

À esquerda da cabeça desta estátua pode-se observar a seguinte inscrição:

“(CELI)CVS FRONTO / ARCOBRIGENSIS / AMBIMOGIDVS / FECIT”

o que, traduzido para português pode significar “Celico Fronto, de Arcóbriga, Ambimógido fez (este santuário)”.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here