Início Artesanato Bordados Tradicionais Portugueses

Bordados Tradicionais Portugueses

Bordados tradicionais portugueses, uma tradição portuguesa viva e prova da existência de produtos tradicionais de qualidade bordados à mão.

521
COMPARTILHE
Bordados Tradicionais Portugueses
Bordados Tradicionais Portugueses

Bordados Tradicionais Portugueses

Bordados e rendas são uma Tradição Portuguesa em várias regiões do país. Os bordados, são figuras e desenhos criados manualmente ou de forma mecânica num tecido, com a utilização de vários tipos de instrumentos, como: agulhas, fios compostos em seda, lã, algodão, linho, metal,etc., de modo que o uso destes fios, resulte na composição desejada.

Arte têxtil

Os modelos tradicionais, evidenciam-se pelos materiais usados, pelas técnicas utilizadas e também nas bases  onde assentam os bordados.

Bordado com casca da castanha de Marvão

Muitos dos pontos utilizados em Portugal deram entrada no país, no tempo dos descobrimentos, através de reproduções que nos chegavam do exterior.

Bordado de Guimarães

Posteriormente, as várias regiões que os adotaram deram-lhes uma marca muita própria e exclusiva, resultando com isso um cunho característico dessa localidade. Temos como exemplo os espécimes de Viana do Castelo ou da Ilha da Madeira, entre tantos outros.

Bordado de Viana do Castelo

Em determinadas ocasiões, o bordado representa a classe social de quem o usa no seu vestuário, espelhando não raramente o seu estilo e sensibilidade.

Bordado de Castelo Branco

O bordado é uma arte têxtil que documenta e evidencia não apenas os desejos das demandas da época, mas igualmente o gosto da bordadeira.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here