Início Tradições Bolo-Rei: história e receita caseira

Bolo-Rei: história e receita caseira

Sabia que o Bolo-Rei já tem perto de 2 mil anos? Bom, pelo menos na origem… Conheça a história do Bolo-Rei e aproveite também para saber a receita.

3866
COMPARTILHE
Bolo-Rei: história e receita caseira
Bolo-Rei: história e receita caseira

Bolo-Rei: história e receita caseira

Sabia que o Bolo-Rei já tem perto de 2 mil anos? Bom, pelo menos na origem… Conheça a história do Bolo-Rei e aproveite também para saber a receita.

Pormenor de mosaico do século VI representando os Reis Magos (Igreja de Santo Apolinari Novo, Ravena, Itália)

Diz a história que teriam sido os três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar a dar origem ao famoso Bolo-Rei, simbolizando os presentes que os magos levaram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: o ouro, a mirra e o incenso.

Representação da adoração dos Reis Magos a Jesus em relevo de sarcófago do século IV d.C. proveniente das catacumbas de St. Agnes (col. Museu do Vaticano)

De acordo com a simbologia, a côdea simboliza o ouro, as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso. Certo é que o bolo, devido às frutas e à forma circular com um buraco no centro, aparenta uma coroa incrustada de pedras preciosas.

Depois, também a fava e o brinde, hoje em desuso alegadamente por questões de segurança alimentar, têm uma explicação tradicional. Segundo a lenda, quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o Menino. Com vista a acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior uma fava, para que aquele que a apanhasse fosse o primeiro a entregar o presente. A história não conta no entanto, qual dos três, Gaspar, Baltazar ou Belchior, foi o feliz contemplado.

Tradicionais brindes oferecidos nos Bolo-rei portugueses e a fava que, em alguns casos, ainda se mantém

Até há bem pouco tempo, ditava a tradição que quem recebesse a fatia com a fava, teria de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte. A fava, amaldiçoada pelos sacerdotes Egípcios que a viam como alojamento para os espíritos, é considerada o elemento negativo, representando uma espécie de azar.

Brindes miniatura metálicos usados nos bolos-rei em Portugal em meados dos anos 80 90 do séc. XX

O brinde era colocado no bolo como forma de presente. Havia quem colocasse nos bolos pequenas adivinhas cuja recompensa seria meia libra de ouro. Outros incluíam propositadamente as moedas de ouro na massa, como forma de agradecimento. Com o passar do tempo o brinde passou a ser um pequeno objeto metálico de valor apenas simbólico e mais tarde, com as regras comunitárias, tanto o brinde como a fava acabaram por ser interditados.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here