Início Tradições Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Para muitos é uma receita portuguesa que foi iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona. Bacalhau à Lagareiro, conheça a origem e a receita.

2267
COMPARTILHE

_
O bacalhau deve estar bem banhado no azeite e, se for caso disso, devemos pegar nele e untá-lo dos dois lados até ficar todo amarelado. Depois voltemos a colocá-lo na posição original, com a pele virada para cima para que toste bem.

Assim que as batatas estiverem cozidas, juntamo-las à travessa onde está o bacalhau regado a azeite e alho (se não houver espaço, pode ficar numa travessa separada).

Aqui, há quem ponha uma pitada de sal por cima, que pode ser escusado dado o bacalhau, mesmo que demolhado, já ter sal que baste.

Deixe-se tudo a assar no forno a 200 graus e por 30 minutos, sensivelmente. Podemos, durante este tempo, usar o azeite que está no fundo da travessa e, com a ajuda de uma colher, ir demolhando novamente o bacalhau.

Depois dessa meia hora, coloque-se em cima do peixe cebola crua cortada em tiras e volte-se a regar tudo com mais um pouco de azeite. Prolongue-se o tempo de assadura por mais 15 minutos.

Finalizado o processo e retirada a travessa do forno, damos um pequeno murro nas batatas que, atingindo o ponto, devem estar ligeiramente crocantes. No fim, há quem junte salsa muito fina.

Fonte: portugalnummapa
_

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here