Início Tradições Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Para muitos é uma receita portuguesa que foi iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona. Bacalhau à Lagareiro, conheça a origem e a receita.

2220
COMPARTILHE
Bacalhau à Lagareiro: origem e receita
Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Bacalhau à Lagareiro: origem e receita

Para muitos, o Bacalhau à Lagareiro é uma receita portuguesa que foi iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona. Há dúvidas quanto a isso. O que temos como certo é que é das formas mais requisitadas para se cozinhar o nosso peixe indispensável.

Bacalhau com cebola e batata com uma particularidade: está banhado em azeite. Assim ficou o bacalhau que, acreditamos, foi sendo aprimorado, todos os Outubros, nos lagares da Beira interior. A moda pegou tão bem que mais tarde o polvo foi vítima do mesmo tratamento.

Origem do Bacalhau à Lagareiro

Lagar de Varas, Idanha-a-Velha
Lagar de Varas, Idanha-a-Velha

Pensa-se que as primeiras terras a testarem algo que, mais tarde, veio a ser o Bacalhau à Lagareiro, foram as beiras, provavelmente com maior incidência na parte interior, correspondente à Beira Baixa e Beira Alta, por ser lá que encontramos melhores condições para a plantação de olivais.

A acreditar nesta teoria, teriam de facto sido os lagareiros os seus principiantes, que o cozinhavam em caldeiras nos locais onde trabalhavam – e a fórmula deverá ter sido desenhada durante vários anos, sempre no Outono, por ser por aí que a azeitona é trilhada, resultando em azeite novo.

Maria de Lourdes Modesto
Maria de Lourdes Modesto

A gastrónoma e estudiosa da comida tradicional portuguesa Maria de Lourdes Modesto situou-o, contudo, no Minho – geografia estranha dado que tal província tem clima demasiado húmido para a produção de azeite.

Tendo em conta que Maria de Lourdes Modesto não põe nada em papel que não tenha passado sob os filtros da sua exigente capacidade de análise etnográfica, não posso deixar de pôr em dúvida o consenso que cataloga o Bacalhau à Lagareiro como beirão.

Mas então, porquê o lagareiro como referência ao azeite, se os lagares minhotos servem apenas para fazer vinho?

João Vasconcelos Costa pega na dúvida e põe uma nova hipótese: o lagareiro não tem exatamente a ver com o homem que produz azeite.

(cont.)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here