Início Histórias As Alminhas: história e significado

As Alminhas: história e significado

As Alminhas são uma constante das estradas rurais portuguesas. Celebram antigos Deuses dos caminhos, ou homenageiam quem perdeu a vida em determinado lugar.

1452
As Alminhas: história e significado
As Alminhas: história e significado

As Alminhas: história e significado

Celebram antigos Deuses e Génios dos caminhos, ou homenageiam familiares que perderam a vida em determinados lugares – as Alminhas são uma constante das estradas rurais portuguesas.

A construção de Alminhas é um fenómeno que encontrou terra fértil em Portugal, ao ponto de alguns autores o considerarem exclusivamente nosso – terei as minhas dúvidas, mas não deixo de corroborar a devoção que os portugueses têm com elas, e até que esse rito seja mais frequente por cá do que noutra paragem do mundo.

História e significado das Alminhas

Sumariamente, são pequenos púlpitos de devoção popular. De um modo geral, e baseando-nos apenas numa perspectiva cristã, simbolizam as almas que esperam ser purificadas e anuladas dos seus pecados no Purgatório, antes de se elevarem, levadas por anjos, ao espaço de Deus.

Portanto as Alminhas estão normalmente ligadas à morte de alguém, ou de um conjunto de pessoas. Serviriam assim para que os vivos, rezando ajoelhados perante elas ou dando-lhes uma esmola pelas almas, pudessem ajudar entes queridos a chegar ao céu.

Numa outra perspectiva, tornam-se uma fonte de rendimento da igreja, que consegue reunir alguma maquia com base na existência de um espaço entre o céu e o inferno, o que não invalida a devoção que o povo faz por idolatria a determinados objectos.

No entanto, se quisermos aprofundar o seu significado histórico, poderemos chegar a outras conclusões, que nem sequer têm de refutar o significado que dei em cima. Há quem veja nos marcos romanos, de ordenamento territorial, uma primeira semente para o que as Alminhas são hoje.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.