Início Lugares Destinos As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis

Aldeias portuguesas. Os espanhóis não se apaixonaram apenas pelas grandes cidades. Eles encontraram nos recantos lusitanos muito por onde passear...

7515
As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis

Aldeias portuguesas! Os espanhóis não se apaixonaram apenas pelas grandes cidades. Eles encontraram nos recantos lusitanos muito por onde passear… os espanhóis não se apaixonaram apenas pelas grandes cidades portuguesas. Eles encontraram nos recantos lusitanos muito por onde passear.

As ruas portuguesas foram invadidas pela língua espanhola. Os nossos vizinhos do lado são dos povos que mais se apaixonaram pelo sol lusitano e o mar ameno das nossas costas. E provaram-no mais uma vez na página do El País, que elegeu as 25 aldeias mais bonitas de Portugal.

Entre as preferidas dos espanhóis em Portugal estão os encantos românticos de Sintra, as muralhas de Óbidos, as casas graníticas do Piódão e as ondas revitalizantes da Ericeira. Porque não visitá-las agora mesmo?

Estas são as aldeias favoritas dos nossos vizinhos:

Vila Franca do Campo, São Miguel, Açores

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Vila Franca do Campo, São Miguel, Açores – © THOMAS STANKIEWICZ/AGE – Aldeias Portuguesas

Os habitantes da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, refugiam-se nesta singela e preciosa vila quando procuram por um raiozinho de sol na ilha.

Segundo dizem, ela tem um microclima e suas águas são mais quentes, mas até chegar à beira mar é preciso passar por belos casarões e jardins e por um porto de pesca que leva as suas pescarias frescas aos restaurantes do lugar.

Óbidos, distrito de Leiria

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Óbidos, distrito de Leiria – © CARLOS CAETANO/ISTOCK – Aldeias Portuguesas

Um lugar encantado! A cidade natal da grande pintora Josefa de Óbidos é circundada por muralhas do século XV, e com suas casas brancas e buganvílias lilases é um destino calmo mais para passear durante a semana do que aos fins de semana. Entre a pé pela da porta da Vila e aprecie os azulejos do século XVIII.

Sintra, distrito de Lisboa

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Sintra, distrito de Lisboa – © SEAN PAVONE/ISTOCK – Aldeias Portuguesas

Uma vila com muito charme e muitos palácios, jardins, museus e muralhas, que vão surgindo numa subida interminável, cada vez mais fechada, até culminar no Castelo dos Mouros.

É preciso mais do que um dia para ver os imprescindíveis Palácio Nacional (foto), a loucura do Palácio da Pena, de Monserrate, para além dos seus jardins, bosques e do centro da vila, igualmente muito agradável.

Estremoz, distrito de Évora

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Estremoz, distrito de Évora – © TOLO BALAGUER/AGE – Aldeias Portuguesas

Casa de muitos reis e rainhas de Portugal, em particular de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel, Estremoz é-nos apresentado como um local de um património riquíssimo, tanto do ponto de vista cultural como arqueológico, patente nos inúmeros monumentos espalhados pela cidade. É um dos concelhos mais importantes de todo o Alentejo do ponto de vista histórico.

A sala de audiências do rei D. Dinis, as casas góticas, a muralha do século XVII com quatro portas e o mercado aos sábados são outras atrações para fazer uma paragem em Estremoz.

Castelo de Vide, distrito de Portalegre

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Castelo de Vide, distrito de Portalegre – © LUIS DAVILLA/GETTY – Aldeias Portuguesas

Localizada no Alto Alentejo, essa vila com cerca de 3.800 habitantes destaca-se pelos seus restaurantes, confeitarias com deliciosos pasteis de nata e um bairro judeu, ao qual chegaram, a partir de 1492 e em sua diáspora, muitos judeus expulsos da Espanha. O gótico, o manuelino e o barroco misturam-se nas ruas.

Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora – © CSANTOS/GETTY – Aldeias Portuguesas

Respira-se uma atmosfera medieval nas ruas com casas brancas desta vila que sempre olha para o leste, para ver se chegam os espanhóis.

Com o seu castelo com vista para o Guadiana (Alqueva) e a fronteira, é um lugar tranquilo e belo, de visita obrigatória para quem ruma ao Alentejo.

Piódão, Arganil, distrito de Coimbra

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Piódão, Arganil, distrito de Coimbra – © ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL – Aldeias Portuguesas

Nas montanhas do Açor, no centro do país, resiste uma das aldeias de ardósia mais bem preservadas, de paredes e pisos cinzentos e janelas de madeira azuis. A aldeia agarra-se às encostas do monte e parece um pequeno presépio.

Nem as cabras têm fácil acesso à aldeia, mas vale a pena. Piódão pertence às Aldeias Históricas de Portugal, onde estão inscritas algumas das aldeias mais pitorescas do país.

Almeida, distrito da Guarda

As 25 aldeias portuguesas favoritas dos espanhóis
Almeida, distrito da Guarda – © VECTOR99/ISOCK – Aldeias Portuguesas

Vista do alto, esta vila fortificada tem a forma de uma estrela de 12 pontas. Almeida foi uma fortaleza desde 1296, quando o rei D. Dinis tomou o poder, até ao século XIX.

A sua estrutura hexagonal é obra de Vauban, engenheiro militar de Luís XIV da França. Cada ângulo do polígono é um baluarte em forma de lança e entre eles erguem-se outros menores.

(cont.)

8 COMENTÁRIOS

  1. Sintra, Extremoz, Óbidos, Tavira…são ALDEIAS?
    O que é apresentado como Reguengos de Monsaraz, nao é tal. É a vila de Monsaraz, de que Reguengos de Monsaraz é a sede do concelho.
    É favor tomar nota

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.