Início Pessoas As 10 tribos mais isoladas do mundo

As 10 tribos mais isoladas do mundo

Da América do Sul à África e ao Sudoeste Asiático. 10 povos que apenas recentemente foram descobertos. As 10 tribos mais isoladas do mundo.

1618
COMPARTILHE
As tribos de Papua, Nova Guiné

Os Surma

Os Surma
Os Surma

Os Surma são uma tribo etíope que evitou o contacto com os ocidentais durante largas décadas. Apesar de serem conhecidos pelos seus lábios alargados, os Surma não queriam saber de governos. Viviam em grupos de poucas centenas e ocupavam-se da criação de gado enquanto a colonização, guerras mundiais e lutas por independência se passavam à sua volta. As primeiras pessoas que tiveram uma conversa com os Surma foram cientistas russos, que pareciam mortos vivos, para a tribo, por causa da cor da pele.

A tribo desconhecida do Peru

A tribo desconhecida do Peru
A tribo desconhecida do Peru

Um grupo de turistas a fazer um percurso pela selva do Perú encontrou uma tribo desconhecida até então. Ficou tudo gravado em filme, a tribo tentou comunicar com os turistas mas como não falavam nem espanhol nem inglês decidiram ir embora e deixaram-nos onde os tinham encontrado. As autoridades Peruanas, depois de visualizarem as filmagens, aperceberam-se que se tratava de uma tribo da qual já tinham ouvido falar mas que, durante anos cientistas e antropologistas tentaram encontrar sem sucesso.

Os Jackson Whites

Os Jackson Whites
Os Jackson Whites

Durante o século 18, os colonizadores europeus na América do Norte tinham acabado a colonização e adicionado todas as tribos à lista de povos conhecidos. Todas à excepção de uma. Em 1790, uma tribo desconhecida até então, saiu de um bosque a apenas 50km de distância da cidade de Nova York. Conseguiram, de alguma maneira, evitar contacto com os colonos, apesar da Guerra dos 7 Anos e da Guerra da Revolução se ter passado no seu território. Ficaram conhecidos como Jackson Whites por terem pele clara e por se pensar que descendiam de “Jacks”, calão para ingleses.

Os Ruc

Os Ruc
Os Ruc

A Guerra do Vietname levou pesados bombardeamentos a zonas muito isoladas. Foi depois de um destes bombardeamentos mais violentos que, do meio da selva e para espanto dos soldados, saiu uma tribo. Foi o primeiro contacto dos Ruc com um povo mais avançado tecnologicamente. Devido à destruição da selva e das suas casas, os Ruc decidiram ficar no norte do Vietnam mas os seus costumes não se encaixaram bem com os ideais comunistas e as relações não foram fáceis.

Os Sentinelese

Os Sentinelese
Os Sentinelese

Os Sentinelese vivem na ilha de North Sentinel, na India e o nome que deram à tribo vem da ilha, porque na realidade ninguém sabe como eles se chamam a eles próprios. Na verdade não se sabe quase nada sobre eles. Foram descobertos por um piloto de helicóptero que reparou numa campa rasa, numa praia da ilha. Na campa estavam sepultados dois pescadores que tinham sido levados para a ilha pela corrente e que foram mortos por membros da tribo o enterrados. Depois de terem sobrevivido ao tsunami de 2004, que varreu por completo a sua ilha (outra coisas que não se sabe é como é que eles sobreviveram aquela catástrofe), foram mandados helicópteros para ver se eles ainda lá estavam. E sim, lá continuam sem querer saber do resto do mundo!

As tribos de Papua, Nova Guiné

As tribos de Papua, Nova Guiné
As tribos de Papua, Nova Guiné

Algures na Nova Guiné, no Oceano Pacífico, existem dezenas de linguagens, culturas e costumes tribais ainda desconhecidos do homem moderno. Devido ao terreno acidentado e não catalogado, o desconhecimento do tipo de habitantes e alguns relatos de canibalismo, as zonas mais recônditas da Nova Guiné são pouco exploradas. De tempos a tempos são descobertas novas tribos mas muitas das expedições enviadas para estabelecer contacto não dão em nada ou simplesmente desaparecem. Em 1961, Michael Rockefeller – herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, decidiu partir em busca de tribos isoladas. Acabou por se separar do resto do grupo e acredita-se que tenha sido capturado e comido por membros de uma tribo.

Os Lykovs

Os Lykovs
Os Lykovs

Em 1978,  um grupo de geólogos russos à procura de depósitos de ferro, repararam numa cabana de madeira nos remotos bosques da Sibéria. Ao se aproximarem encontraram uma família, vestida de serapilheira, a comer de taças de madeira feitas à mão que aparentemente viviam na floresta. A família encontrava-se abraçada, inundados de medo e a gritar aos visitantes “Estamos a pagar pelos nossos pecados”. Mais tarde descobriu-se que os Likov não eram os únicos a viver isoladamente do resto do mundo, nas florestas da Sibéria até 1990. Tratavam-se de membros de uma de uma seita russa que se separou da igreja no século 17. Tendo sido perseguidos, alguns fugiram para outros países e outros decidiram que a Sibéria era isolada o suficiente para estarem a salvo. Acertaram, durante 3 séculos viveram isolados do mundo, do progresso e das guerras.

O Índio Solitário

O Índio Solitário
O Índio Solitário

Algures na Amazónia, existe uma tribo composta apenas por um homem, e como o misterioso Bigfoot, desaparece sempre que os cientistas parecem estar perto de estabelecer contacto. A razão porque não o deixam em paz é simples, trata-se do último membro de uma tribo desconhecida. Ou seja, sozinho carrega consigo os costumes e a linguagem do seu povo, e estabelecer contacto com ele seria como descobrir um tesouro escondido. Mas talvez o mais importante seria saber como é que ele conseguiu sobreviver e manter-se escondido durante décadas sozinho.

Os Korowai

Os Korowai
Os Korowai

O povo Korowai, na Indonésia, foi contactado pela primeira vez nos anos 70 por arqueólogos e missionários. Nessa altura ainda usavam ferramentas de pedra e vivam em casas de madeira penduradas nas árvores. A razão por que se mantiveram tanto tempo incontactáveis prendia-se com a crença de que o mundo seria destruído por um terramoto se eles mudassem os seus costumes e tradições. Os missionários decidiram respeitar a sua vontade e deixaram-nos novamente sozinhos, para não enraivecer o Deus do terramoto.

Os Aborígenes Pintupi

Os Aborígenes Pintupi
Os Aborígenes Pintupi

Em 1984 um grupo da tribo Pintupi correu na direcção de uma pessoa branca no deserto australiano. Isto não seria uma surpresa não fosse o facto de ser a primeira vez que eles viam um branco, numa Austrália completamente infestada de brancos desde 1788. Um membro desta tribo disse mais tarde que a principio tinha confundido o “homem cor de rosa” com um espírito maligno. A razão para o facto de serem desconhecidos prende-se com dois factos: serem nómadas e viveram na Austrália, o que significa que podiam estar décadas sem se cruzar com ninguém. Na verdade esta tribo quase não foi descoberta! Uns anos antes tentaram estabelecer contacto com um grupo de aborígenes ocidentalizados, mas o facto de os nómadas andarem com cintos feitos de cabelo humano e lanças de 2 metros assustou os outros e disparam tiros que fizeram os Pintupi fugir.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here