As 10 línguas mais faladas do mundo

Sabe em que lugar se encontra a língua portuguesa? Descubra isso e muito mais na lista das 10 línguas mais faladas do mundo.

1
12750
Portugal
Portugal

A linguagem é talvez a coisa mais importante que aprendemos enquanto crescemos. Sem a linguagem tudo seria mais complicado. É a base da comunicação como a conhecemos hoje. Seja escrita ou falada permite que a informação chegue a todo o lado e não é o facto de não ser a língua do nosso país que nos proíbe de conhecê-la e falar. Alguém imaginaria há uns anos, que independentemente da língua íamos conseguir rapidamente aceder a um tradutor que, ainda por vezes pouco fiável, nos consegue dar uma boa ideia da mensagem? Hoje fizemos uma lista com as 10 línguas mais faladas no mundo e aquelas que no fundo são as mais utilizadas nos dias que correm.

10. Francês

Francês
Francês

Cerca de 129 milhões de pessoas falam francês. É chamada de língua mais romântica do mundo e é falada em muitos países como a Bélgica, Canadá, Ruanda, Camarões, Haiti e outros além de França, claro.

  1. Malaio – Indonésia
Malaio – Indonésia
Malaio – Indonésia

A língua indonésia é um dialecto Malaio, mas sendo o mais popular e falado pela sexta maior população do mundo, a Indonésia, confere-lhe um lugar nesta lista. A Indonésia é composta por 13.000 ilhas e a Malásia fica próxima da maior delas.

  1. Russo
Russo
Russo

Não é surpresa que a língua russa entre nesta lista das línguas mais faladas, tendo em conta que a antiga União Soviética era constituída por 12 Estados e que o Russo era a língua oficial da federação. 155 milhões de pessoas falam russo um pouco por todo o mundo e é uma das seis línguas oficiais da União Europeia.

  1. Hindi – urdo
Hindi – urdo
Hindi – urdo

O hindi é a língua oficial da Índia, e é muito falada por todo o mundo, não só pela enorme população daquele país (1.21 biliões de pessoas), mas também devido ao grande fluxo de emigração. Se a esta juntarmos o urdo, a língua oficial do Paquistão, que é praticamente indistinguível do hindi, torna-se fácil perceber o porquê da presença nesta lista.

  1. Bengali
Bengali
Bengali

Bengali é a língua oficial do Bangladesh. Tem as mesmas origens do hindi e do urdo e é falada por cerca de 211 milhões de pessoas. Mas não é só ali que se fala bengali, pelas mesmas razões que o indo e o urdo, a emigração tem um grande papel na disseminação da língua, e o facto destes países estarem todos juntos faz com o número de pessoas que falam esta língua seja maior.

  1. Português
Português
Português

A língua portuguesa tinha que estar presente! O nosso passado das descobertas tornou isto possível e hoje cerca de 273 milhões de pessoas falam a nossa língua, não só nas ex-colónias. No Uruguai e na Argentina as crianças aprendem português nas escolas e é a quarta língua mais ensinada em todo o mundo.

  1. Árabe
Árabe
Árabe

O árabe é uma das línguas mais antigas do mundo. É falada por todo o Médio Oriente, Norte de África e um pouco por todo o mundo, já que o árabe é a língua do Corão. Em 1974 foi declarada como a sexta língua oficial dos Estados Unidos. Estranho, não?

  1. Espanhol
Espanhol
Espanhol

O espanhol é falado em toda a América do Sul e América central, além de Espanha. O espanhol é ainda ensinado nos Estados Unidos onde muitas palavras foram adaptadas do espanhol. Há aproximadamente 392 milhões de pessoas no mundo a falar espanhol.

  1. Inglês
Inglês
Inglês

O inglês não é a língua mais falada no mundo mas é a que mais países têm como língua oficial. Oceânia, Ásia, África, América e Europa têm cerca de 508 milhões de pessoas que falam inglês como língua oficial, além de ser a língua mais ensinada por todo o mundo.

  1. Mandarim
Mandarim
Mandarim

A China tinha que estar à frente desta lista. Só a sua população é suficiente para deixar todas as outras línguas para trás. Apesar de haver vários dialectos, o Mandarim é aquele que todos falam. Apesar de tudo é uma das línguas mais difíceis de aprender já que cada palavra pode ser pronunciada de 4 maneiras diferentes. Mas se mais de 1 bilião de pessoas conseguem, todos conseguem.

1 COMENTÁRIO

  1. Análise um tanto contraditória. A análise está feita em relação aos falantes nativos, ou seja, em relação ao número de habitantes, uma vez que o inglês, naturalmente como segunda opção de língua, não aparece nas primeiras colocações. No entanto, o português com “273milhões que falam a nossa”, é representado pela bandeira de Portugal, quando na verdade 200milhões são falantes de português brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here