Início Histórias A Papôa: naufrágios, lendas, vulcões e tesouros perdidos

A Papôa: naufrágios, lendas, vulcões e tesouros perdidos

Um cabo que está na causa de naufrágios, lendas, vulcões e tesouros perdidos. A Papôa é um dos principais sítios a visitar na península de Peniche.

1307
COMPARTILHE

_

Paraíso geológico

Para os estudiosos da Terra, a Papôa revela-se um caso de estudo geológico, depósito de rochas de diversos tipos (embora maioritariamente calcárias) e que remontam a uma origem que vai até a um tempo em que a Ibéria estava longe do sítio onde está agora.

Os calhaus revelam a origem vulcânica da Papôa, num solo peculiar, semelhante àquele que encontramos nas Berlengas, que aliás se conseguem ver perfeitamente daqui, bastando para isso que não haja nevoeiro.

Um relevo cársico, picado pelo mar, e talhado pelo vento, fresco até nos dias em que o resto do país ferve a quarenta graus. Pouco aqui nasce, tal a exposição à intempérie e à índole do Atlântico. Só os corvos marinhos e gaivotas e cagarras parecem estar indiferentes ao medo que a Papôa inospitamente provoca.

Lenda da Papôa

A Papôa, como lugar singular que é, foi constantemente citada em histórias de naufrágios e lendas de mistério.

Se os naufrágios, pelo menos alguns, sabemos que aconteceram – sendo o mais famoso o de um galeão espanhol regressado do Peru que aqui deixou muito tesouro submergido no mar bravo do Atlântico, parte do qual foi recuperado -, as lendas dão-lhe uma dimensão mitológica, muito característica das finisterras ibéricas.

Conta-se que um dos barcos aqui naufragados guardava consigo a imagem da Senhora. Por milagre, tudo se destruiu excepto a imagem, que se resguardou, não se sabe bem como, numa gruta escavada pelo mar, na costa norte da Papôa.

Ali ficou muitos anos até que um barco de pescadores deu com ela, intacta e sentada num trono. Ficaram tão incrédulos com a descoberta que resolveram retirá-la dali de imediato, antes que algum mal lhe fosse feito pelo mar destrutivo de Peniche.

(cont.)

1
2
3
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here