Início Histórias A origem dos nomes dos meses

A origem dos nomes dos meses

Porque o saber não ocupa lugar e se ainda não sabe, esta é uma boa oportunidade para descobrir a origem dos nomes dos meses.

353
COMPARTILHE
origem dos nomes dos meses
Photo by Brooke Lark on Unsplash

A origem dos nomes dos meses

Sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano têm origem no primeiro calendário romano, criado por Rómulo, em 753 a.C.? Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março.

O responsável pela introdução de mais dois meses no calendário foi Numa Pumpílio (700 A.C.- 673 A.C.), o segundo rei de Roma.

Tempos mais tarde, optou-se pela troca de alguns nomes, com o propósito de homenagear o imperador César Augusto. Veja a seguir as razões que justificam o nome pelo qual cada mês foi batizado:

Photo by Aaron Burden on Unsplash

Janeiro

Homenagem ao deus romano Jano (Janus, em latim), o deus da mudança (dos começos e dos fins), com duas faces, olhando em direções opostas, uma para a guerra outra para a paz, uma para o passado (fim do ano) outra para o futuro (ano novo).

Photo by Aaron Burden on Unsplash

Fevereiro

Mês dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano.

Photo by Aaron Burden on Unsplash

Março

Homenagem a Marte (Martius), deus da guerra.

Photo by Camilla Bundgaard on Unsplash

Abril

Existem duas versões: A primeira baseia-se numa comemoração sagrada: aprilis, feita em homenagem a Vénus, deusa do amor. A segunda versão viria de aperire (abrir, em latim), referência ao período da abertura das flores, no hemisfério norte.

1
2
3
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here